Publicidade

Feira CasaPronta apresenta novidades tecnológicas que aceleram obras e reduzem custos

Empresas apresentam soluções para o setor de construção e para a automação industrial

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tecnologia e inovação fazem parte do DNA da Feira CasaPronta. A cada edição o evento apresenta soluções capazes de gerar agilidade nos processos e economia, tanto para o setor empresarial quanto para o consumidor final.

Neste ano, é possível encontrar cases tecnológicos voltados para a construção civil e para a automação industrial. Um dos destaques é a GSD Obras e Serviços, empresa de Criciúma que há mais de seis anos atua com pavimentação.

Na CasaPronta, a empresa apresenta uma máquina finlandesa equipada com garra alemã para instalação de pavers em loteamentos, parques industriais e obras de diferentes portes. O diretor Lucas Camilo Barros explica as vantagens do equipamento.

“A gente prepara o solo e a máquina, automaticamente com o sistema hidráulico, pega o pallet como vem de fábrica e instala o paver ou a lajota no chão deixando o pavimento pronto”, explica.

Máquina inteligente aumenta produtividade na pavimentação

A GSD Obras oferece agilidade e economia. Com o processo manual, a estimativa é que uma equipe com oito pessoas instale até 200 metros de pavimentação por dia de trabalho. Com a máquina, a produtividade chega a 500 metros, utilizando apenas metade da equipe.

“A máquina é multi-implementos, ou seja, tiramos a garra e colocamos um garfo paleteiro, uma concha, uma lavadora de alta pressão e vassoura. São cerca de 200 implementos”, conta.

Robótica e automação na Feira CasaPronta

Vantuir Squizato é consultor de aplicação robótica da Arcmex Robótica e Soluções Industriais, empresa de Jaguaruna que atua há mais de oito anos com sistemas de paletização com braço robótico.

O equipamento é utilizado para empilhar pavers, lajotas sextavadas, blocos de concreto, meios-fios e sacarias.

“Com o braço robótico você elimina a necessidade do trabalho braçal, gerando economia com mão de obra e ganho expressivo de produtividade, já que mantém um ritmo permanente de trabalho. No serviço manual, tu começa com um ritmo, mas no decorrer do dia essa condição de agilidade não se mantém”, sustenta.

O braço robótico tem capacidade para erguer entre 10 e 500 quilos, realizando cinco ciclos de paletização por minuto. “Então ganha produtividade pela quantidade de peças que vai movimentar. É um sistema eficiente”, argumenta Squizato.

Sobre a Feira CasaPronta

A Feira CasaPronta acontece até domingo (19) no Pavilhão José Ijair Conti e reúne 170 expositores que trazem tendências, inovação e preços competitivos, consolidando-se como a maior feira de Santa Catarina a integrar os setores da construção civil, mobiliário e decoração.

A expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas visitem o evento ao longo dos cinco dias de programação. Horários de visitação:

Sábado (18/10): 14h às 22h

Domingo (19/10): 14h às 19h

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade