A Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) está realizando fiscalizações em terrenos localizados nos fundos da Barragem do Rio São Bento, após denúncias de possível desmatamento na área.
Até o momento, foram lavrados autos de infração contra oito proprietários. As penalidades aplicadas ultrapassam mais de R$83 mil em autuações.
A fiscalização busca impedir intervenções sem autorização, preservar o meio ambiente e conscientizar os proprietários, já que a área é sensível por estar próxima a um importante manancial de abastecimento da região.
O presidente da Famsid, Vinicius Pasquali, explicou que os imóveis não possuem comprovação de posse inicial. “A regularidade do processo de aquisição dos imóveis está sob análise, havendo indícios preliminares de inconsistências. As áreas foram sendo comercializadas ao longo do tempo e, após a aquisição, foram constatadas intervenções distintas, como supressão de vegetação e construção em área próxima ao curso d’água. São situações que estão sendo acompanhadas pelo órgão ambiental e também na esfera judicial”, afirmou.
Texto: Jessica Rosso Crepaldi/Comunicação Siderópolis





