A exposição “As vozes e memórias: O legado das mulheres Negras Sideropolitanas” marca o início da programação do Novembro Negro em Siderópolis. Agendada para às 20h, no Museu do Carvão, localizado no antigo escritório da CSN, em Siderópolis, a mostra traz a história de 15 personalidades, da escolhedeira de carvão Alvacir Crescêncio Marques, de 71 anos, até a recém eleita Miss Santa Catarina, Pietra Travassos, de 18 anos.
“A motivação para criar esta exposição surgiu da necessidade de levar para além dos muros da Escola José do Patrocínio as vivências dessas mulheres que construíram e constrói a história de Siderópolis”, explicou o professor Varli Chagas, que assina a curadoria junto com a professora Lilian Zanelatto.
Conforme os professores, o legado das mulheres negras de Siderópolis não está apenas no que foi registrado, e sim na vivência e no que foi transmitido. A exposição é fruto de pesquisa dos alunos do terceirão e agora ganham um espaço para visitação. “São trabalhos maravilhosos, feitos pelos nossos alunos”, reforçou a professora Lilian.
Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, abrir uma exposição é sempre uma alegria. “Ver o nosso museu recebendo visitantes, alunos é sentir que este espaço está cumprindo seu papel. Essa exposição marcará este mês de reflexão e memória de nossa gente”, declarou.
Programação
Além da exposição, a programação prevê palestras e vivências com o tema capoeira, nos dias 3 e 5 de novembro. No dia 19, véspera de feriado nacional do Dia da Consciência Negra, haverá apresentações culturais na Piazza Nova Belluno, a partir das 19h.
Homenageadas
- Angelica da Silva;
- Alvacir Alvacir Crescêncio Marques”;
- Beatriz de Souza;
- Danielle Flores;
- Ivonete da Silva Martins;
- Jucelina da Silva;
- Ivana Georgia Martins;
- Kamily da Silva Fernandes;
- Maria Aparecida Conceição;
- Maria Nazaré da Silva;
- Maria Nazare Vargas Dos Santos;
- Margarida Maria Teixeira dos Santos;
- Meirelle da Silva;
- Pietra Travassos;
- Raquel Prudêncio;
- Vera Lúcia do Nascimento;
- Vergilina Joaquina Rufino.





