Famílias de Urussanga têm buscado esclarecimentos após a informação sobre o encerramento das séries iniciais na Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti, no bairro da Estação. Pais relataram ao Portal Conexão Sul que não conseguem mais matricular seus filhos no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na instituição.
De acordo com a gerente Regional de Educação, Ronisi Guimarães, a mudança já começou neste ano, quando a escola deixou de ofertar vagas para o 1º ano. Em 2026, também não haverá mais o 2º ano e assim deve ser feito até que todas as turmas das séries iniciais sejam descontinuadas. “O número de estudantes vem diminuindo há alguns anos, o que levou à reorganização. Em contrapartida, o Estado deve ampliar a oferta de vagas para o Ensino Médio”, explicou.
Ainda segundo a gerente, a Escola Barão do Rio Branco, no centro de Urussanga, segue normalmente com as séries iniciais.
Estudantes do Caetano irão para escolas municipais
A secretária de Educação de Urussanga, Andreza Cristina Bonetti, afirmou que o município já vinha absorvendo os alunos do Caetano desde 2024, quando foram encerradas as matrículas para o 1º ano, e continuará recebendo os estudantes do 2º ano e demais séries que forem sendo descontinuadas. “Estamos preparados para acolher os alunos e garantir a continuidade do processo educacional com qualidade e responsabilidade”, destacou.
Ainda segundo a secretária, as famílias que residem no bairro da Estação deverão procurar as unidades municipais que atendem a região.
As opções são a Escola Municipal Rosalino Damiani, no bairro Bel Recanto, e a Escola Municipal Alda Marcon, do Rio Caeté, que funciona provisoriamente no Centro de Urussanga enquanto o prédio passa por adequações.