Publicidade

Em Urussanga, Iphan entrega Casa Cancellier restaurada

Concluída em 2024, obra recebeu investimento de mais de R$ 350 mil de emenda parlamentar

Fotos: Mariana Alves/Iphan
Fotos: Mariana Alves/Iphan

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2007 e marcada por ser um exemplar da cultura imigrante italiana no sul de Santa Catarina (SC), a Casa Cancellier, em Urussanga, foi entregue restaurada na tarde desta quarta-feira (28). A obra, que foi concluída em 2024, teve seu projeto de restauração elaborado pela Superintendência do Iphan no estado e recebeu investimento de mais de R$ 350 mil, oriundos de emenda parlamentar do senador Esperidião Amin. O evento de inauguração contou a presença da superintendente do Instituto no estado, Regina Santiago, da prefeita de Urussanga, Stella De Agostin Talamini, do diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI/Iphan), Daniel Sombra, além do proprietário da casa, Adriano Cancellier, familiares e convidados. 

A Casa Cancelier é um exemplo da arquitetura italiana no Brasil, com fachada de alvenaria composta de pedras e reboco, elementos típicos das construções dos imigrantes da região. A edificação recebeu intervenções nas instalações elétricas, nos forros, nas paredes e esquadrias. A estrutura de assoalho e cobertura da Casa também foram restaurados, assim como os sistemas de drenagem. 

📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram

De acordo com a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Regina Santiago, o estado recebeu uma importante concentração de imigrações europeias no século XIX e os italianos trouxeram seus modos construtivos, que foram combinados com os materiais disponíveis na região, fazendo  edificações exemplares, que concentram no sul do estado. “Garantir a preservação desses bens culturais é potencializar a cultura, o turismo e o desenvolvimento das cidades interioranas de Santa Catarina”, disse. 

O proprietário da edificação restaurada, Adriano Cancellier, lembrou que a herança é de família, que passa geração em geração. “Meu pai contava pra gente que quem construiu a casa foi meu bisavô com um primo da família. Meu avô virou dono, depois meu pai e hoje é nossa” disse. “A ajuda do Iphan foi um divisor de águas, porque aconteceu no momento certo. Uma obra grande e deu tudo certo”, completou Cátia Mendes Cancellier, esposa de Adriano.

Vídeo: Prefeitura de Urussanga

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade