Publicidade

Corte de eucalipto teria provocado desabastecimento de água na região do Rio Maior

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Diversas comunidades abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Maior, incluindo Rio Maior, São João, Barro Preto, Palmeira do Meio, bairro Scussel e Rio Molha, em Urussanga, enfrentaram problemas de abastecimento de água desde a manhã da última quarta-feira (30).

De acordo com o vice-prefeito e diretor do Samae, Renato Bez Fontana, o incidente que causou a interrupção foi provocado pelo corte de eucaliptos por produtores na região. A queda destas árvores teriam atingido a rede elétrica que alimenta a bomba de recalque da ETA Rio Maior. O rompimento da fiação deixou a bomba inoperante, resultando no desabastecimento da região.

A situação, considerada imprevista, demandou dois dias de trabalho intenso por parte das equipes responsáveis. O problema foi identificado na manhã de quarta-feira, mas o plantão só tomou conhecimento na tarde do mesmo dia. As equipes trabalharam na quarta, quinta e continuam nesta sexta-feira na área para normalizar completamente o sistema.

“Apesar dos transtornos, o abastecimento de água começou a ser normalizado ainda ontem. Esse tipo de situação foge ao nosso, mas agradecemos a compreensão da população. Embora algumas residências tenham ficado sem água por um período mais longo, e outras menos, toda a região norte do município foi impactada. A normalização do abastecimento no Rio Maior teve início no final da quinta-feira, seguindo para as demais localidades, uma vez que os reservatórios e encanamentos ficaram completamente secos”, destacou o diretor.

Operação 24h na Estação de Abastecimento Central

ETA 1 – Urussanga

O diretor do Samae, Renato Bez Fontana, informou ainda que iniciou nesta semana a operação 24 horas da estação principal de tratamento de água . Anteriormente, a estação ficava parada durante a madrugada, operando das 6h à meia-noite. “A medida visa garantir maior segurança no abastecimento para toda a região do entorno da sede”, explicou o diretor. “O compromisso é de trabalhar para aprimorar o abastecimento em todas as nove ETAs do município”, cincluiu.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade