A Coopercocal realizou a entrega do FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social – para os grupos de mães, mulheres e idosos das comunidades atendidas pela cooperativa. No total, 58 grupos receberam o valor de R$ 400 cada, somando R$ 23,2 mil, que beneficiarão diretamente mais de 1,2 mil pessoas que integram os projetos, em comunidades e bairros de Cocal do Sul, Urussanga e Criciúma.
A entrega aconteceu no auditório Ítalo Rafael Zaccaron, onde representantes de cada grupo se reuniram para receber o benefício.
Aline Oliveira, líder do Grupo de Mães Movidas por Amor, da APAE de Cocal do Sul, destacou a importância do repasse. “É uma ajuda bem boa, porque ajuda a gente a se organizar, fazer uma festa de final de ano ou comprar algum material que está faltando. É um auxilio bem legal e a gente aproveita bastante”, afirmou.
O repasse deste ano foi maior que o do ano anterior, reforçando o compromisso da cooperativa em valorizar o trabalho desenvolvido pelos grupos. A iniciativa busca reconhecer a dedicação de mães, mulheres e idosos que, com suas ações, fortalecem a vida em comunidade. “Destinar parte dos recursos do FATES a esses grupos é uma forma de valorizar o trabalho que eles realizam. São iniciativas que fazem a diferença na vida de centenas de pessoas e merecem todo o apoio da nossa cooperativa”, reforçou o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha.
Outro grupo beneficiado, foi o de idosos do Jardim Itália, onde a líder Maria das Dores de Mello, agradeceu a iniciativa que faz a diferença nas atividades do grupo, há vários anos. “No final de ano a gente sempre faz viagem, festa de encerramento, e esse dinheiro vem em boa hora. Nosso grupo tem cerca de 70 idosos que se encontram toda quarta-feira à tarde. Eu amo o que faço, já estou há 10 anos no grupo, e esse recurso é muito importante pra nós. Espero que nunca acabe, porque ajuda bastante”, enfatizou.

Lembranças artesanais entregues aos grupos
No mesmo dia, a Associação Cocal Arte, através do projeto Mulheres Artesãs, realizou a doação de lembranças confeccionadas pelo grupo. Cada representante presente no encontro, pôde levar para os integrantes de seus grupos um chaveiro em formato de coração feito em macramê.
Foram produzidas 1.250 lembranças artesanais, resultado do trabalho das mulheres que participam da iniciativa. O projeto conta com apoio da Coopercocal, que oferece espaço, materiais e estrutura. Ao longo de sete anos, a ação já ensinou diferentes técnicas artesanais a dezenas de mulheres da região.