Em prestigiada cerimônia, o Governo de Morro da Fumaça realizou na noite dessa segunda-feira (18) a inauguração oficial do Espaço do Empreendedor. O novo local, composto pela Sala do Empreendedor, ambiente coworking e o Salão de Atos Octávio Naspolini foi idealizado para oferecer suporte, capacitação e estrutura aos negócios e empreendedores do município fumacense.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, enfatizou a relevância do novo espaço e o simbolismo do momento. “Hoje damos um passo importante na construção de um município ainda mais próspero e preparado para os desafios do futuro. Com este novo equipamento público, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do empreendedorismo como motor de crescimento de Morro da Fumaça”.
O coordenador de Desenvolvimento Econômico de Morro da Fumaça, Henrique Raldi, ressaltou que o local representa mais uma iniciativa voltada à valorização do empreendedor fumacense, evidenciando a confiança no potencial do município. “Com o Espaço do Empreender agora temos um ambiente ainda mais acolhedor, moderno e preparado para ajudar a quem deseja investir em Morro da Fumaça e, com isso, seguimos firmes no propósito de facilitar, desburocratizar e apoiar quem quer gerar emprego e renda no nosso município”.
Salão de Atos nomeado Octávio Naspolini homenageia personalidade fumacense
A cerimônia também prestou uma homenagem ao ex-prefeito, ex-vereador e empresário fumacense Octávio Naspolini, que teve seu nome eternizado no Salão de Atos do novo espaço. Nascido em 1931, trabalhou desde jovem nos negócios da família. Atuou no setor cerâmico, iniciando com tijolos e telhas e, depois, com pisos esmaltados. Participou da vida cultural e esportiva da cidade, fundando o Cine Lux, integrando clubes e apoiando o esporte. Na política, foi vereador por duas legislaturas e prefeito, entre 1993 e 1996, realizando obras que impulsionaram o desenvolvimento do município.
O filho Adalberto Luiz Naspolini, fez uso da palavra e representou a família no ato simbólico de descerramento da placa inaugural. “Nós, como filhos do Seu Otávio, estamos muito honrados com essa homenagem que a prefeitura prestou pra ele, dentre muitos empreendedores que tem no município, ele foi o escolhido e nós estamos muito felizes com essa escolha”.
Plataforma MF Emprega Já é lançada durante o evento
Além dos atos inaugurais do Espaço do Empreendedor, durante o evento também foi lançada a plataforma Morro da Fumaça Emprega Já, fruto da parceria entre a FIESC e o Governo de Morro da Fumaça, que conecta de forma prática empresas que oferecem vagas e pessoas em busca de oportunidades. No site, as empresas divulgam suas vagas com facilidade e organização, enquanto os candidatos podem cadastrar seus currículos e encontram opções compatíveis com seu perfil, tornando o processo de contratação mais ágil e assertivo. A plataforma pode ser acessada pelo site www.mf.empregaja.org.
“A implementação do Emprega Já permite ao município reunir dados valiosos sobre as necessidades das empresas e o perfil dos cidadãos em busca de trabalho. Com essas informações, é possível direcionar investimentos e desenvolver políticas públicas mais alinhadas à realidade local, fortalecendo tanto o mercado de trabalho quanto o desenvolvimento regional”, explica a líder da plataforma Emprega Já, do Senai, Renata Fávero Martins. Com o lançamento, Morro da Fumaça se tornou o terceiro município da região Carbonífera, e o quinto da região Sul do Estado, a fazer uso da plataforma que fomenta a empregabilidade.
No ato de inauguração, o local ainda recebeu bênçãos religiosas do padre Sidnei Pedro Vitali, vigário da Paróquia São Roque, e do pastor Everaldo Morona. O evento contou com a presença do gerência Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, da presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, e dos vereadores Antonio Heliton Montes Silva (Parazinho), Felipe Pereira Nunes, Jorgia Gugliemli, Henrique Casagrande, Silvana Vasconcelos, Sulanor Freitas (Doquinha) e Luciano Formentin além de representantes da Acimf, CDL, Satc, Sebrae, Senai, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Núcleo da Mulher Empreendedora, e de instituições financeiras.



