A Administração de Cocal do Sul publicou o decreto 888/25, que estabelece o horário especial de verão nas repartições públicas do município. Entre 22 de dezembro de 2025 e 20 de fevereiro de 2026, o expediente passará a ser, de forma geral, das 7h às 13h, em turno único.
A medida vale para a sede da Prefeitura e para as secretarias de Assistência Social, Saúde (no setor administrativo), Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Diretoria do Meio Ambiente, Diretoria Municipal de Trânsito, Defesa Civil e setor administrativo do Samae. A parte técnica do Samae funcionará das 6h às 12h, mesmo horário adotado pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural.
Segundo o prefeito Ademir Magagnin, o horário especial garante economia e melhora no ambiente de trabalho durante o período mais quente do ano. “Esse ajuste no horário já é uma medida tradicional nesta época. Ele permite economia nos custos da administração e também melhor qualidade de vida aos servidores, sem comprometer o atendimento à população”, afirmou.
Os serviços considerados essenciais continuam funcionando normalmente, como as unidades de saúde, ESFs, CAPS, CRAS, CREAS, Farmácia Central, Pronto Atendimento 24h, Almoxarifado, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Diretoria de Esportes, Conselho Tutelar e Segurança do Trabalho.
O secretário municipal de Gestão, Clédio Fachin, explica que o turno único não altera a carga horária semanal dos servidores. “Caso ultrapassem a sexta hora diária, essas horas não são consideradas extras, mas entram para o banco de horas, conforme determina o decreto”, destacou.





