O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta quarta-feira (21) que o Serviço Veterinário Oficial (SVO) está apurando um possível caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave silvestre encontrada no município de Garopaba.
O estado também tem em andamento a investigação de uma suspeita da doença em uma granja comercial localizada em Ipumirim, no Oeste catarinense. Até o momento, não há previsão para a divulgação dos laudos.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Segundo dados da plataforma Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, o caso em Garopaba envolve um quero-quero de vida livre. A prefeitura informou que, até o momento, a vigilância epidemiológica local não foi notificada oficialmente sobre a suspeita. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) também ainda não se pronunciou sobre o caso.
Além dos registros em Santa Catarina, o Brasil possui outros seis casos sob investigação: nos municípios de Derrubadas, Triunfo e Gaurama (RS); Eldorado do Carajás (PA); Aguiarnópolis (TO) e Salitre (CE).
Na última sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul confirmou um foco de gripe aviária em animais silvestres. A doença resultou na morte de 38 cisnes e patos no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.