A Páscoa é uma das principais celebrações cristãs, ela relembra a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Na Semana Santa, que precede a data, é comum que os fieis visitem locais que se caracterizem como o Monte Calvário, onde houve a crucificação de Jesus em Jerusalém.
No Rio América, em Urussanga, o Calvário está localizado a dois quilômetros do bairro, com uma subida íngreme de quase 800 metros. O local recebe manutenção dos membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (Caep) com apoio da Coopercocal.
De acordo com o presidente do Caep, Edson Manoel, esta semana serão colocadas novas lâmpadas para garantir segurança para quem for utilizar o caminho durante a noite. “Não soubemos precisar quantas pessoas visitam o Calvário daqui, mas são centenas delas que fazem sua peregrinação, principalmente na Semana Santa”, explicou o presidente.
Segundo ele, o terreno é de propriedade da Família Donadel, que incentiva a romaria e também ajuda a cuidar. “Todos são parceiros e nos ajudam a manter o Calvário, que já faz parte dos atrativos do bairro. Sua construção foi um marco católico na comunidade e nos bairros vizinhos, vem pessoas de toda região”, acrescentou.
Além do Calvário no Rio América, Urussanga ainda possui um outro local para peregrinações, em especial na Semana Santa. O Monte Calvário está localizado na região central da cidade e da mesma forma, recebe centenas de romeiros vindos de Urussanga e de municípios vizinhos. Quinta-feira (17) e sexta-feira (18) são os dias com maior movimentação de fiéis.








