O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 35 anos no dia 13 de julho, próximo domingo. Para celebrar essa data importante, o Bairro da Juventude vai promover no dia 11 de julho, próxima sexta-feira, uma roda de conversa com estudantes sobre a importância da lei. A atividade será complementada também por uma contação de histórias direcionada às turmas iniciais, abordando a temática de forma lúdica e didática.
A iniciativa busca conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos e garantias previstos em lei, fortalecendo vínculos de proteção e incentivando a participação ativa de jovens, famílias e comunidade na defesa dos direitos da infância e adolescência.
“Queremos que os estudantes conheçam seus direitos, saibam o que é o ECA, quando surgiu e qual sua finalidade, tudo de forma clara, lúdica e adequada à faixa etária”, explica o psicólogo do Bairro da Juventude, Rafael Colombo. “O ECA é a nossa lei de proteção. Toda criança e adolescente tem o direito de crescer feliz, segura e respeitada. Conhecer nossos direitos é o primeiro passo para garantir esse crescimento todos os dias”, completa.
Criado em 13 de julho de 1989, o ECA garante direitos fundamentais como saúde, educação, lazer, proteção contra violência, exploração e negligência. Além disso, reforça o papel da família, da sociedade e do Estado na responsabilidade de assegurar esses direitos.