Motoristas devem redobrar a atenção nesta quarta-feira (8) devido à 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina, que retorna após quase uma década. A competição, válida para o ranking internacional UCI America Tour, terá início em Nova Veneza, às 13h, percorrendo 147 km até Urubici.
Em Nova Veneza, o trânsito ficará temporariamente interrompido a partir das 12h nas seguintes ruas: Rua dos Imigrantes, Rua Nicolau Pederneiras, Rua Dr. Cesare Tibaldeschi, Rua Ângelo Bortoloto, Rua Ângelo Gava e Rua Antônio Remor. A largada será na Praça Humberto Bortoluzzi.
No percurso, a cidade de Treviso receberá a passagem dos atletas pelo centro, com destaque para a Rua Paulo de Lorenzi, a cobertura da Praça Benjamin Scussel e a Avenida Professor José Forest Abatti, tornando o evento visível e valorizado pela população local. Motoristas devem redobrar a atenção entre 13h e 15h nos trechos urbanos da cidade.
Já na Serra do Rio do Rastro, o Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) informa que a SC-390 será totalmente interditada entre 13h45 e 16h, para garantir a segurança da prova e dos competidores durante a subida e descida do trecho.
A competição seguirá até domingo (12), totalizando cinco etapas e 584 km de percurso, com 14 mil metros de altimetria acumulada. Além de movimentar economicamente os municípios, com hospedagem, alimentação e comércio local, o evento promove saúde, turismo e conscientização ambiental. O presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, Alexandre Schneider, reforça: “A Volta Ciclística de Santa Catarina é um cartão-postal em movimento, que projeta nossas cidades e inspira novas gerações de ciclistas”.
A organização recomenda atenção máxima às sinalizações e bloqueios, evitando transtornos e garantindo a segurança de todos.
Veja o cronograma:
- 8 de outubro: Nova Veneza → Urubici (147 km)
- 9 de outubro: Lages → Urubici (141 km)
- 10 de outubro: Urubici → Urupema (139 km)
- 11 de outubro: Balneário Camboriú → Nova Trento (96 km)
- 12 de outubro: Florianópolis (60 km)