Publicidade

Após 25 anos escondido, painel de Santa Bárbara é restaurado em Siderópolis

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Um painel, pintado na década de 70 pelo artista Nilton José Figueredo, o Mudinho, está sendo restaurado em Siderópolis. A obra, com aproximadamente dois metros de largura por cinco de altura, fica localizada no altar da Capela de Santa Bárbara, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis e ficou coberta por ripas de madeiras por aproximadamente 25 anos.

Os trabalhos de recuperação começaram ainda em outubro, e a estimativa é que estejam concluídos até o final do ano, conforme estima a historiadora e professora da rede municipal de educação de Siderópolis, Elaine Rodrigues, a Nani. O projeto está sendo executado em conjunto com Associação do Bairro, com os trabalhos da restauradora e artista plástica Lenir Mateus Cesconetto, a Lena Fenili. O projeto foi aprovado no edital municipal da Lei Aldir Blanc, com recursos do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Conforme Nani, o painel foi pintado nos anos 70. Depois, a parte de baixo foi coberta com carpete, o que acabou manchando a obra com cola. Logo depois, nos anos 2000, a obra foi coberta com ripas de madeira, permanecendo 25 anos escondida, como mostra a foto da Festa de Santa Bárbara de 2023.

Para o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, o restauro marca o início de um tempo de valorização do patrimônio tombado. “Restaurar esta grande obra é valorizar o grande artista Nilton Figueiredo e a sua importância para nossa cidade”, comentou.

A capela de Santa Bárbara é uma das poucas da região totalmente em madeira. Ela foi inaugurada em 1º de maio 1957 e tombada em dezembro de 2009. A moradora da comunidade, e uma das organizadoras da Festa de Santa Bárbara, Maria Aparecida da Conceição, afirma que foi emocionante poder rever o painel durante a missa dos festejos no fim de semana.

O artista

Nilton José Figueredo, o Mudinho, nasceu em Siderópolis em 18 de agosto de 1948. Foi o mais velho de uma família de nove filhos do casal João Benjamim Figueredo e Bianca Venturini Figueredo. Era católico “fervoroso”, o que reflete em suas obras, como o painel Pesca Milagrosa, no altar da Igreja da Matriz Nossa Senhora Aparecida de Siderópolis, assim como a Via Sacra, pintada nas paredes externas da mesma igreja, localizada no Centro de Siderópolis.

Autodidata, pintou painéis religiosos, telas, retratos de personalidades, assim como o túnel de Siderópolis, e a máquina Marion. Estimando-se que mais de 2 mil obras foram confeccionadas. Nilton restaurou a Igreja da Misericórdia, ao lado da Matriz São Donato, em Içara, em 1986 e participou do I Vernissage organizado pela Academia de Letras e Artes de Siderópolis (ALASI), em 2011, onde algumas de suas telas fizeram parte da exposição. Faleceu em 1º de novembro de 2018, aos 70 anos.

Camerata Di Veneza se apresenta na sexta na Capela

Na próxima sexta-feira, dia 12, a Camerata di Venezia se apresenta gratuitamente na Capela Santa Bárbara. O concerto será às 20h, e faz parte da série “Música para Todos”, que tem como objetivo democratizar o acesso à música orquestral em cidades do sul de Santa Catarina.

Conforme o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, a apresentação marcará o início de uma campanha de restauro da capela e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Camerata no YouTube, e terá recursos de acessibilidade, com audiodescrição e intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a inclusão.

A Turnê Sul Catarinense 2025 é uma realização da Camerata di Venezia por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. Em Orleans, a ação tem apoio do Governo de Siderópolis, da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), da SG2 Digital, e o incentivo das empresas Havan, Farben, Bistek, Grupo Forauto, Metalúrgica Spillere, Imepel, Copapel, Open, GAM, Coopera, TSA Química e JMB Conectores.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade