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Alunos levam debate sobre inclusão de imigrantes à Câmara de Cocal do Sul

Estudantes do 9º ano da Escola Demétrio Bettiol apresentaram ideias construídas em sala de aula para promover mais acolhimento e integração no município.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Cocal do Sul recebeu na manhã da última quinta-feira (6) cerca de 50 alunos do 9º ano da Escola Demétrio Bettiol. A visita teve como objetivo apresentar ideias e projetos voltados à inclusão de imigrantes no município. A atividade fez parte de um trabalho desenvolvido em sala de aula e foi organizada pela professora de inglês Mariane de Oliveira Filastro, idealizadora da iniciativa, em conversa com a Escola do Legislativo.

Durante o encontro, representantes de três turmas ocuparam as cadeiras da Mesa Diretora para expor suas propostas, enquanto os vereadores assumiram o papel de ouvintes nas cadeiras reservadas ao público. Entre as sugestões apresentadas estavam ações simples, como traduzir bilhetes e comunicados escolares para a língua das famílias estrangeiras, e outras mais amplas, como a ampliação do atendimento do Centro de Convivência para as crianças imigrantes.

Segundo a professora Mariane, a ideia do projeto surgiu a partir das aulas de literatura em língua inglesa. “Nós trabalhamos um livro com essa temática, de uma autora americana que também foi uma criança imigrante. E ao longo das discussões, surgiram as demandas dos alunos que vivem essa realidade. Então, pensamos em propor projetos, desde os mais simples, como traduzir os bilhetes da escola, até ideias maiores, como a ampliação de um centro de convivência”, explicou.

Ela destacou ainda que entre os alunos há crianças vindas principalmente do Haiti, da República Dominicana e da Venezuela, e que a maior dificuldade enfrentada por elas é a barreira da língua. “Os que já conseguem se comunicar em português ainda têm dificuldades na escrita, o que afeta o desempenho em disciplinas que necessitam desta habilidade”, completou.

A professora ressaltou a importância de trazer os estudantes à Câmara para esse diálogo. “É fundamental que eles tenham voz e mostrem o olhar deles sobre a sociedade. Quando discutimos isso na escola, eles levam o tema para casa e acabam sensibilizando as famílias também”, afirmou.

O vereador Júlio Fogaça, presidente da Escola do Legislativo, foi quem organizou a visita. Ele destacou a importância de abrir espaço para esse tipo de diálogo. “A Câmara é a porta de entrada para as soluções das necessidades do município. Esses alunos vivenciam no dia a dia as dificuldades dos colegas imigrantes — dificuldades reais, de adaptação, de acesso à saúde e de comunicação. Trazer essas experiências para nós tem muito valor, porque são relatos verdadeiros. Agora, nosso papel é reunir as ideias, aprimorar tecnicamente e encaminhar às secretarias competentes”, afirmou.

Júlio lembrou que Cocal do Sul tem origem imigrante e continua sendo uma cidade acolhedora. “Nossa cidade foi criada por imigrantes e continua recebendo pessoas de diferentes lugares. É fundamental sabermos acolher, porque todos colaboram para o crescimento do município”, destacou. Entre os projetos apresentados, ele citou como destaque a proposta de reforço em língua portuguesa no contraturno escolar. “Essa ideia é muito válida, porque a barreira da língua é o principal obstáculo. Um reforço pode facilitar a integração e melhorar o acesso a serviços essenciais.”

Também participaram da recepção os vereadores Valdnei da Silva, Maria Luiza Da Rolt e o presidente da Câmara, Gilson Clemes. Eles ouviram atentamente as demandas e se comprometeram em encaminhá-las ao Executivo. Gilson encerrou o encontro reforçando o valor da iniciativa. “A inclusão é um compromisso de toda a sociedade. Ouvir os jovens falando sobre isso é um grande aprendizado para nós, e a Câmara estará sempre aberta para receber ideias que contribuam com o desenvolvimento humano e social do nosso município”, afirmou.

Texto: Ana Paula Nesi

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