Publicidade

Surfistas disputam recorde de maior onda do Brasil em Jaguaruna

Ondas formadas por ciclone extratropical podem ter ultrapassado os 15 metros; resultado da medição sai nos próximos dias

Fotos: Reprodução Redes Sociais
Fotos: Reprodução Redes Sociais

Os surfistas Marco Polo, de Balneário Arroio do Silva, e Lucas “Chumbo” estão na disputa para registrar a maior onda já surfada no Brasil. Segundo a Big Waves Brasil (BWB), entidade responsável pelo levantamento, as imagens das manobras, feitas na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC), estão em análise e podem superar o atual recorde nacional de 14 metros. O feito aconteceu em 30 de julho, durante a passagem de um ciclone extratropical pela costa sul do país.

Para encarar as ondulações, que, segundo estimativas preliminares, podem ter ultrapassado 15 metros, os atletas precisaram agir rápido. Lucas Chumbo, que estava na Bahia, viajou mais de 22 horas de carro até o Rio de Janeiro e, de lá, embarcou para Santa Catarina. Marco Polo, por sua vez, deixou Florianópolis e chegou ao local dois dias antes do swell, já monitorando as previsões de tempestade.

“Essa onda foi uma verdadeira montanha, a descida não tinha fim. Só pensava em completar para não ser engolido pela avalanche de água”, contou Marco Polo. Já Chumbo, hexacampeão do Desafio Gigantes de Nazaré, comparou o cenário à famosa vila portuguesa: “Logo que chegamos, o mar já estava gigantesco. Parecia uma mini Nazaré no Brasil”.

Marco Polo surfando na Lage da Jagua

O palco do feito

A Laje da Jagua, conhecida como “Nazaré brasileira”, fica a 5,3 km da costa de Jaguaruna e é uma formação rochosa submarina que potencializa a formação de ondas grandes. Em dias de ciclone, como no fim de julho, as condições ficam extremas, atraindo big riders de todo o país.

A medição oficial

A análise das ondas está sendo conduzida pelo oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas. Ele verificará, com rigor científico, se uma das duas performances bateu o recorde nacional. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

O idealizador da BWB e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Thiago Jacaré, lembra que um estudo anterior já comprovou que a Laje da Jagua abriga as maiores ondas do país. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados busca, inclusive, oficializar Jaguaruna como a “Capital Nacional da Maior Onda do Brasil”.

Lucas Chumbo na água

Com informações G1SC

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade