O Brasil conquistou a medalha de ouro no handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025, feito que teve a participação de duas atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. Samanta de Oliveira e Duda Rodrigues fizeram parte da equipe que venceu a Argentina na final por 22 a 19.
No primeiro tempo, a Seleção Brasileira teve amplo domínio e foi para o intervalo com vantagem de 15 a 8. Na etapa final, a Argentina reduziu a diferença para três gols, mas o placar terminou em 22 a 19 para o Brasil, que festejou a medalha de ouro.
Samanta e Duda integraram a campanha vitoriosa da Seleção Brasileira de Handebol em Assunção. Na fase de grupos do Pan Júnior, o Brasil venceu o México, Cuba e Argentina. Na semifinal, venceu o Uruguai por 27 a 8 e, na decisão, voltou a derrotar a Argentina. Ao todo, foram cinco jogos e cinco vitórias.

“Samanta e Maria Eduarda foram fundamentais para conquista do Brasil. Elas atuaram muito bem em todos os jogos, alternando como titulares ou entrando no decorrer da partida. Aqui conosco elas têm um bom desempenho e treinando forte para poder sempre estar ajudando a equipe. São duas atletas com potencial e que vão ajudar muito ainda a equipe de Criciúma a alcançar os objetivos. Elas chegaram esse ano no clube, as duas vieram do CESC Suzano, do Rio de Janeiro”, destacou Lucas Custódio, técnico da Associação Criciumense de Handebol Feminino (ACRIHF), time da modalidade da FME Criciúma.
Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Robinalva Ferreira, a conquista da medalha de ouro representa um marco importante para a temporada do esporte no município. “Duas atletas nossas, aqui de Criciúma, fizeram parte dessa conquista da medalha de ouro. É um orgulho para a cidade e o reconhecimento do bom trabalho que o técnico Lucas, sua comissão técnica e que todas as atletas do nosso handebol feminino estão desenvolvendo”, ressaltou a presidente.