Na terça-feira de Carnaval, a tradição se repetiu em Siderópolis, amigos e famílias se reuniram na praça para acompanhar o 41º Torneio de Taco Luciano Venturini. Nesta edição, disputada sob um sol forte no início da competição, e encerrada com um temporal, 50 homens e 14 mulheres participaram do evento.
A competição aconteceu na rua de lajotas em frente à Igreja Matriz, no Centro, começando às 14h e se estendendo até às 19h na categoria feminina e até às 21h30 no masculino. Após as partidas, os vencedores foram premiados no palco da Piazza Nova Belluno.
No naipe masculino, a dupla campeã foi formada por Bruno e Fabiano. O segundo lugar ficou com Diego e Wesley, enquanto Hilário e Roger conquistaram a terceira posição. Rafael Frello e Manuel completaram o pódio em quarto lugar. No feminino, as campeãs foram Suellen e Rosana, que venceram Brenda e Rita na final. A terceira posição ficou com Enwdjane e Milena, e o quarto lugar Sandra e Suelinha.
Com o título, os campeões garantem o direito de manter a dupla no próximo ano. No torneio, as inscrições são individuais, e as duplas são formadas por sorteio momentos antes do início da competição.
Tradição
A ideia do torneio nasceu em 1985, com um grupo de amigos que se reunia para jogar devido à falta de opção de lazer na cidade. “Naquela época, a diversão era a gente mesmo quem fazia. O taco era uma paixão e resolvemos criar essa competição que se tornou essa tradição que reúne a cidade até hoje”, relembrou um dos organizadores, Mécicles Rossa, o Meck.
Uma das marcas mais emocionantes da competição é a homenagem anual a personalidades que fazem parte da história da cidade. Este ano, o troféu masculino levou os nomes de Adolfo Sandrini e Artur Sandrini. Já a taça feminina, em sua 3ª edição, homenageou Valdelir de Bona.
O evento atraiu um público fiel de aproximadamente mil pessoas, que lotaram o entorno com cadeiras de praia, coolers e muita torcida. Este ano a competição também contou com a participação de jogadores de Braço do Norte, Imbituba, Criciúma, Treviso e Nova Veneza.
Para aliviar o calor do verão, o tradicional chuveirão estava à disposição de todos. O evento é uma parceria entre um grupo de amigos e conta com o apoio do Governo de Siderópolis.
Carnaval
A programação da terça-feira de Carnaval, dia 17, contou também com o Carnaval Infantil, a apresentação do grupo Trem de Ferro e o show da banda Leo e os Guris. “É uma alegria ver nossa cidade vibrante, unindo o esporte, a tradição e a família. O Torneio é a cara do nosso povo, e a programação de Carnaval mostra a força da nossa cultura”, mencionou o prefeito, Franqui Salvaro, que na edição passada foi o campeão do torneio junto com Amaury.





