Santa Catarina amanheceu com temperaturas negativas e registros de neve e chuva congelada na noite dessa sexta-feira (8) e neste sábado (9), em Urupema e São Joaquim, na Serra. A ocorrência foi confirmada pela Epagri/Ciram, que monitora as condições climáticas no Estado e registrada nas redes sociais. De acordo com Ronaldo Coutinho, da Climaterra, a “janela” da neve deve se fechar por volta das 10 horas e depois segue frio intenso.
Em Urupema, os termômetros chegaram a -2°C por volta das 6h, enquanto São Joaquim registrou temperaturas entre 0°C e -1°C, às 5h. A formação da neve acontece quando o ar está abaixo de 0°C e há umidade suficiente na atmosfera, resultando na queda de flocos formados por cristais de gelo.
A previsão de neve já vinha sendo apontada desde o início da semana, junto com o alerta para a forte queda de temperatura a partir de sexta-feira (8). A massa de ar frio de origem polar que avança sobre o Estado mantém as máximas deste sábado abaixo dos 15°C na maior parte das regiões, chegando a aproximadamente 7°C no Meio-Oeste e no Planalto Sul. No Litoral, o vento sul intensifica a sensação de frio.
Apesar do cenário gelado, a Defesa Civil informa que o fenômeno ainda não configura uma nova onda de frio. Contudo, a partir de quarta-feira (13), a entrada de ar polar mais intenso poderá caracterizar oficialmente uma onda de frio, com temperaturas muito baixas por pelo menos cinco dias consecutivos.