A semana será marcada por mais do que temperaturas baixas. Segundo alerta do meteorologista Ronaldo Coutinho, da Clima Terra, o destaque também vai para o vento forte, que pode causar estragos significativos entre a noite de quarta-feira (29) e a manhã de quinta-feira (30), principalmente no litoral do Rio Grande do Sul e no costão da serra em Santa Catarina.
De acordo com as projeções apresentadas por Coutinho, as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h em diversas áreas, chegando a 130 km/h nas imediações da Lagoa dos Patos. As regiões mais afetadas incluem Pelotas, Camaquã, Tapes, Chuvisca e a Grande Porto Alegre. O meteorologista alerta para riscos como destelhamentos, queda de energia elétrica e a possibilidade de ressaca no mar, o que deve impactar atividades portuárias, especialmente no porto de Rio Grande.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Em Santa Catarina, o costão da serra também deve ser atingido por ventos intensos, com rajadas entre 80 e 110 km/h, podendo afetar plantações, como a de banana, e provocar destelhamentos em áreas urbanas e rurais. Torres e o litoral sul catarinense também estão entre as regiões em atenção.
Além do vento, Coutinho destacou a possibilidade de neve entre o Planalto Sul de Santa Catarina e o topo do Rio Grande do Sul na virada de quarta para quinta-feira. O fenômeno deve ocorrer durante a madrugada e parte da manhã de quinta, com maior chance nas áreas mais elevadas da serra.
O frio também será severo e prolongado, com geadas amplas em várias partes do Sul, Centro-Oeste e até no Sudeste do Brasil. As temperaturas podem cair abaixo de zero em áreas serranas, com previsão de mínimas de 3°C a 5°C em Porto Alegre, próximo de zero em Curitiba e entre 4°C e 7°C em São Paulo. Florianópolis poderá registrar menos de 5°C.
Coutinho reforça que a situação exige atenção redobrada, especialmente para quem vive ou trabalha em áreas expostas a ventos fortes e geadas. Ele recomenda evitar atividades em mar aberto, revisar telhados e estruturas expostas e acompanhar as atualizações meteorológicas nas próximas 48 horas.
As previsões foram divulgadas em boletim da Clima Terra, empresa especializada em meteorologia com sede em Santa Catarina.