Publicidade

Vento segue forte nesta terça-feira e frio intenso marca os próximos dias na região

Ciclone se afasta, mas ainda provoca rajadas de até 60 km/h; previsão indica geada e temperaturas próximas de 0°C nas madrugadas

Amanhecer no Balneário Esplanada - Foto: Reprodução Redes Sociais
Amanhecer no Balneário Esplanada - Foto: Reprodução Redes Sociais

Mesmo com o ciclone extratropical já afastado para alto-mar, seus reflexos ainda são sentidos nesta terça-feira (29) no Sul de Santa Catarina. Conforme o climatologista Márcio Sônego, da Epagri, o vento permanece atuando com força, especialmente na região de Criciúma, onde as rajadas podem atingir até 60 km/h ao longo da tarde. O alerta segue para possíveis transtornos na rede elétrica e nas áreas mais vulneráveis.

Na segunda-feira (28), o fenômeno causou estragos em áreas rurais e cancelamentos de voos, além de rajadas que, segundo Sônego, chegaram a 119 km/h em Bom Jardim da Serra (em medição de uma estação particular próxima ao mirante). No Morro das Torres, em Urupema, a estação da Epagri registrou 103 km/h. Tubarão teve rajadas de até 80 km/h e, em Imbituba, o vento chegou a 83 km/h durante a noite.

Ainda de acordo com o climatologista, em Criciúma, a estação da Defesa Civil indicou rajadas de até 64 km/h, enquanto. Em meio aos transtornos, produtores relataram prejuízos. Em Morro da Fumaça, o vento arrancou a cobertura plástica de uma estufa de alface hidropônica. Em Siderópolis, houve registro de estragos em plantações de bananais.

Com a dissipação do ciclone, a massa de ar frio começa a atuar com força. Sônego explica que o frio deve se intensificar nos próximos dias: a terça-feira já começou com temperaturas negativas em Urupema e 8°C em Jacinto Machado. Criciúma amanheceu com 10,6°C. A previsão para a noite é de queda para até 5°C , o que deve impactar o jogo do Criciúma, com vento gelado durante a partida.

Para a quarta-feira (30), Sônego projeta mínima de até 3°C, com formação de geada nas regiões mais altas. O tempo será firme, com pouquíssimo vento. A quinta-feira também será gelada ao amanhecer, com 5°C e sol predominando.

Na sexta-feira, os ventos mudam de direção e passam a soprar do nordeste, com rajadas mais suaves, em torno de 40 km/h, e temperaturas em elevação. O sábado poderá ter máximas de até 28°C, enquanto o domingo deve ser de sol entre nuvens, com chance de chuvas leves e isoladas.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade