Urussanga foi novamente a cidade mais quente do Sul de Santa Catarina nesta segunda-feira (15), ao registrar temperatura máxima de 35,4 °C. O dado consta no ranking divulgado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e confirma a repetição do cenário observado na última semana, quando o município já havia figurado entre os maiores registros de calor do Estado.
No levantamento estadual, Urussanga aparece entre as dez cidades mais quentes de Santa Catarina no dia. O ranking foi liderado por Corupá, com 37 °C, seguida por Joinville (36,9 °C), Schroeder (36,6 °C), Nova Trento e Águas Mornas (ambas com 36,3 °C). No Sul do Estado, além de Urussanga, também se destacaram Gravatal (34,5 °C), Criciúma (34,2 °C) e Rio Fortuna (33,7 °C).
Na semana passada, Urussanga já havia chamado atenção ao registrar 36,3 °C no sábado (6) e 36,2 °C no domingo (7), figurando entre as cidades mais quentes de Santa Catarina em ambos os dias, ao lado de municípios como Criciúma e Orleans. A sequência reforça o período de calor intenso que vem predominando na região Sul.
Previsão indica breve alívio, mas calor retorna
De acordo com o climatologista Márcio Sônego, da Epagri, a terça-feira (16) deve ter ocorrência de chuva fraca na região, com volume estimado em cerca de 5 milímetros, insuficiente para amenizar de forma mais duradoura os efeitos do calor, especialmente na agricultura. Na quarta-feira (17), o tempo volta a ficar firme, com temperaturas mais amenas, chegando a no máximo 25 °C.
Já a partir de quinta-feira (18), o sol volta a predominar e os termômetros se aproximam novamente dos 30 °C. A sexta-feira (19) e o próximo fim de semana devem ter tempo bom, com calor em destaque. No sábado (20), as temperaturas devem passar levemente dos 30 °C, enquanto no domingo (21) a previsão é de máximas bem acima desse patamar.





