O Sul de Santa Catarina terá uma sexta-feira (21) de tempo firme e temperaturas elevadas, segundo previsão do climatologista da Epagri, Márcio Sonego. Após um amanhecer mais quente do que o habitual, com mínimas entre 16°C e 18°C em Criciúma, bem acima dos 9°C registrados no feriado, o vento Norte/Nordeste favorece a elevação dos termômetros ao longo do dia.
De acordo com Sonego, a tarde deve registrar máximas de 33°C a 34°C em toda a região. “Hoje é mais um dia belíssimo no Sul catarinense”, afirmou.
A condição de estabilidade permanece durante todo o dia, sem previsão de chuva no Litoral Sul. Apenas o extremo Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul, pode registrar pancadas isoladas no fim da tarde, especialmente entre Paço de Torres e São João do Sul. Nessa faixa, a virada do vento para Sul, prevista para por volta das 21h, pode trazer rajadas de até 60 km/h.
A mudança mais significativa no clima acontece no sábado. Com a entrada do vento Sul já durante a madrugada, o dia deve amanhecer com chuva fraca e temperaturas mais baixas, que não devem passar dos 22°C. Segundo Sonego, não há indicação de temporais ou ventanias fortes.
O domingo também será marcado por instabilidade leve. Nas praias, como no Balneário Rincão, a chuva deve cessar até o meio-dia. Já nas áreas mais próximas aos morros, como entre Criciúma e Urussanga, a precipitação pode se estender até o fim da tarde.
A partir de segunda-feira, o tempo permanece nublado, mas com pequena chance de chuva. Na sequência, a região volta a ter dias de tempo firme.
“O momento de atenção é entre a noite de hoje e a manhã de sábado, quando podemos ter chuva com vento Sul em Criciúma e no Sul catarinense”, concluiu o climatologista.





