Santa Catarina se prepara para uma mudança expressiva nas condições climáticas a partir da próxima semana. Entre os dias 27 e 28 de maio (terça e quarta-feira), uma intensa frente fria avança pelo estado, trazendo uma série de fenômenos meteorológicos relevantes, com destaque para a possibilidade de neve e temporais severos no Sul e Oeste catarinense.
A chance de neve está prevista entre a noite de quarta (28) e a madrugada de quinta-feira (29), principalmente nas áreas mais elevadas do Planalto Sul, conforme aponta a Epagri/Ciram. A confirmação do fenômeno dependerá da atualização dos modelos meteorológicos nos próximos dias, mas os indicativos já geram expectativa e alerta.
Além disso, temporais com potencial de severidade são esperados, principalmente no Oeste e Sul de SC, com chuvas intensas, rajadas de vento, risco de granizo e até possibilidade de tornados ou microexplosões, segundo alerta do meteorologista Piter Scheuer.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
A chegada da primeira massa de ar frio de origem polar deste outono provocará uma queda brusca nas temperaturas logo após a frente fria, com a entrada de um ar mais seco e gelado. Entre quinta e sexta-feira, as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 0°C, principalmente nas regiões com altitude superior a 700 ou 800 metros, favorecendo a formação de geada ampla no Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.
O cenário exige atenção redobrada da população, em especial de quem vive em áreas rurais ou depende da agricultura, já que o frio intenso pode provocar prejuízos.
Para o final de maio e o início de junho, a previsão indica tempo seco e estável, mas com madrugadas muito frias em todo o estado.