A sexta-feira (5) começou com tempo firme em toda a região, apesar de pontos isolados de garoa durante a madrugada na área de serra, especialmente em Praia Grande, conforme dados da estação da Epagri. As temperaturas variaram entre 17°C e 19°C no amanhecer.
Segundo o climatologista Márcio Sônego, a tendência para o dia é de calor e predomínio de céu aberto. “Teremos uma sexta-feira com temperatura passando dos 30 graus, chegando a 30°C ou 31°C”, explicou. O vento permanece fraco, de leste a nordeste, e não há previsão de chuva.
No sábado (6), o tempo segue firme. A manhã começa com cerca de 16°C e a máxima deve atingir 32°C a 33°C. Sônego alerta para maior risco de serração no período da manhã, condição que também pode ocorrer no domingo (7).
Para o domingo, a previsão é de mais um dia quente, com mínima de 19°C e máxima novamente entre 32°C e 33°C.
A segunda-feira (8) mantém o padrão de calor, com temperaturas chegando a 30°C ou 31°C.
Próxima chuva significativa chega na terça-feira
A próxima precipitação mais expressiva está prevista para terça-feira (9), quando um sistema de baixa pressão atmosférica, e não uma frente fria, deve provocar chuva ao longo do dia. A expectativa é de até 30 milímetros, acompanhados de vento norte e nordeste.
Na quarta-feira (10), o tempo volta a melhorar, e a próxima semana deve ser novamente marcada por predomínio de condições estáveis.
Atenção ao solo seco e necessidade de irrigação
Sônego chama a atenção para o índice de necessidade de água no solo, monitorado pelas estações da Epagri. A região entre a BR-101 e o litoral está com apenas 60% de água disponível no solo.
A recomendação é de irrigação obrigatória para culturas sensíveis, como o maracujá, especialmente nesta fase de florescimento e formação dos frutos. A chuva prevista para terça-feira é a única de maior volume nos próximos dias.





