A onda de calor deve durar mais do que o esperado. A Defesa Civil, que havia anunciado o fenômeno até sexta-feira (7), atualizou a previsão até domingo (9). O risco relacionado às altas temperaturas também aumentou no estado.
As ameaças incluem desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desidratação. O mapa divulgado na terça-feira (4) pela Defesa Civil de Santa Catarina mostra áreas no Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul em laranja, cor que alerta para alto risco.
As demais regiões, que até segunda-feira (3) ainda tinham locais em verde para risco baixo, agora estão todas em amarelo, que indica o risco moderado.
Pelo menos até a manhã de domingo (9), as temperaturas seguem elevadas em áreas do Oeste catarinense e do Litoral Sul, onde as máximas podem passar dos 40°C.
Além disso, a onda de calor e a umidade contribuem para a formação de temporais isolados, típicos de verão. A chuva deve ser acompanhada de raios no período da tarde e da noite, sobretudo no interior do estado, e podem causar alagamentos e enxurradas entre quarta (05) e quinta-feira (06).