Uma massa de ar polar vinda da Antártida está avançando sobre o Brasil e deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas nos próximos dias, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja devido à previsão de declínio térmico superior a 5 °C em vários municípios.
De acordo com a Climatempo, a frente fria, com características continentais, pode causar geadas e até neve em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, incluindo locais fora das regiões de serra.
A Defesa Civil catarinense informou que o frio será sentido inicialmente no Oeste do estado a partir da tarde de quarta-feira (28), se espalhando para outras áreas ao longo do dia. Cidades já conhecidas por registros de baixas temperaturas, como Urupema, São Joaquim, Lages, Urubici e Bom Jardim da Serra, estão em alerta para uma possível nevasca significativa.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Essa será a primeira grande onda de frio do ano de 2025. Embora frentes frias já tenham sido registradas neste ano, nenhuma teve impacto tão expressivo quanto o esperado para este evento, que ocorre poucas semanas antes do início oficial do inverno, no dia 20 de junho.
Segundo meteorologistas, por ter origem continental, essa massa de ar frio não será desviada para o oceano como acontece com muitas frentes frias. Isso permite que ela avance pelo interior do continente, causando uma queda mais ampla e intensa de temperatura.
A baixa umidade do ar também contribui para a sensação térmica ainda mais gelada. Os efeitos devem atingir até o Norte do país, provocando o fenômeno conhecido como “friagem” em estados como Acre, Rondônia e Amazonas, embora de forma mais branda.
A previsão é de que essa onda polar avance em duas fases: a primeira já começou nessa terça-feira (27) e deve seguir até o dia 30 de maio, com chuva e temperaturas baixas. A segunda deve chegar no início de junho e se estender até o dia 3. Nesse intervalo, não haverá tempo suficiente para o aquecimento do ar, o que manterá o frio intenso por vários dias consecutivos.