A sexta-feira (22) começou com céu nublado e temperaturas amenas na região Sul. Pela manhã, os termômetros marcaram entre 14 °C e 15 °C, graças à cobertura de nuvens que impediu um resfriamento mais acentuado durante a madrugada. Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a menor temperatura registrada no Sul do Brasil foi na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, em Dom Pedrito, onde os termômetros marcaram 3 °C. Já em Porto Alegre, a mínima foi de 8 °C.
Apesar da sensação de frio, as temperaturas desta manhã não chegaram a ser as mais baixas do ano — o recorde segue com os 7 °C registrados no início de maio. Ao longo do dia, o tempo permanece firme e nublado, com a possibilidade de alguns períodos de sol entre nuvens. A temperatura máxima prevista para esta sexta-feira é de 20 °C a 21 °C, sem previsão de chuva.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
O final de semana também será marcado por tempo estável, especialmente durante o dia de sábado (24). A manhã começa com cerca de 12 °C e a tarde pode atingir os 25 °C. No entanto, há previsão de uma chuva fraca e passageira entre o final da tarde de sábado e as primeiras horas da manhã de domingo (25). A precipitação será leve e de curta duração, sem impacto significativo para a agricultura.
Frio intenso na próxima semana
Para a próxima semana, o destaque vai para a chegada de uma nova frente fria na quarta-feira, seguida da massa de ar polar mais intensa do ano até agora. A expectativa é de temperaturas bastante baixas a partir da quinta-feira, marcando o início de um novo período de frio mais rigoroso no Sul do país.