O primeiro final de semana de agosto será marcado por sol, tempo firme e calor durante o dia em boa parte do da região, segundo previsão do climatologista da Epagri/Ciram, Márcio Sônego. Após um mês de julho com temperaturas abaixo da média histórica, o clima começa a mudar com máximas que podem ultrapassar os 28°C neste sábado (2).
Nesta sexta-feira (1º), a região já iniciou o dia com mínimas entre 4°C e 7°C e deverá alcançar até 27°C no período da tarde, com presença de ventos leves. O sábado promete ser ainda mais quente: a temperatura deve variar entre 12°C pela manhã e 28°C à tarde, sob influência de ar seco e estável. “Será um sábado de tempo muito bom, com calor típico de primavera à tarde”, explicou Sônego.
No entanto, o tempo começa a mudar no domingo (3). A previsão indica aumento da nebulosidade já nas primeiras horas do dia, com possibilidade de chuva leve a moderada durante a tarde e noite. A instabilidade deve permanecer também na segunda (4) e terça-feira (5), com céu encoberto e possibilidade de novas pancadas de chuva.
A partir de quarta-feira (6), o sol volta a aparecer e as temperaturas devem cair ligeiramente, mas sem frio intenso como o registrado em julho. Ainda assim, manhãs frescas estão previstas para o meio da próxima semana.
Julho mais frio que o normal
Segundo o climatologista, julho foi um grau mais frio que a média histórica, o que fez com que o mês inteiro fosse caracterizado por temperaturas baixas. Cidades da região chegaram a registrar geada e mínimas negativas, como Criciúma, que teve -1,3°C no dia 1º de julho, e São Joaquim, com -1°C em diversas madrugadas, de acordo com dados da Epagri.
Sônego reforça que agosto ainda reserva algumas manhãs frias, mas com tendência de dias mais ensolarados e temperaturas mais amenas em comparação com o mês anterior.