O clima dos próximos dias será marcado pelo predomínio de sol e temperaturas mais baixas em toda a região, de acordo com o climatologista Márcio Sônego, da Epagri. A previsão é de tempo firme ao longo do final de semana, com amanheceres frios e tardes agradáveis.
“Hoje tivemos a menor temperatura na estação da Ipagri de Urussanga, com 6,7 °C”, destacou Sônego. Já no estado, o frio mais intenso foi registrado em Urupema, onde os termômetros chegaram a quase 1 grau negativo.
Segundo ele, o frio deve permanecer leve e concentrado nas primeiras horas do dia. “A serra pode ter geada, mas aqui embaixo vamos ter mínimas entre 7 e 9 graus. Nada muito extravagante”, explicou.
Para esta sexta-feira (18), a previsão é de tempo bom, com sol entre nuvens e máxima de até 22 °C.
O sábado (19) e o domingo (20) também devem ser ensolarados, com temperaturas oscilando entre 8 °C de manhã e 20 °C à tarde. “Vai ser aquele tipo de dia bom pra fotografia, com céu claro e bonito”, afirmou o climatologista.
Na segunda (21) e terça-feira (22), o padrão se mantém: céu limpo e temperaturas subindo um pouco, entre 11 °C e 22 °C. O nevoeiro pode dar as caras novamente nas manhãs de segunda e terça.
A mudança no tempo deve começar a partir de quarta-feira (23), com previsão de chuvas leves e mais constantes para a quinta (24) e sexta-feira (25). “Vamos ter uma precipitação um pouco mais frequente na próxima semana, especialmente na quarta à noite e quinta-feira”, disse Sônego.
Sobre o último final de semana de julho, que chegou a gerar expectativa de frio intenso ou até neve, Sônego esclarece: “Vai esfriar, mas não vai ser aquele frio todo que se previa. Não será nada extravagante”.
De forma geral, os próximos dias serão ideais para atividades ao ar livre, com clima seco e estável predominando na região de Criciúma e arredores.