A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) emitiu um alerta na noite desta quinta-feira (6) sobre a aproximação de um ciclone extratropical que deve afetar o Sul de Santa Catarina nos próximos dias.
De acordo com o sargento Jeferson da Silva, coordenador regional da Defesa Civil, a instabilidade chega à região a partir da tarde de sexta-feira (7), trazendo temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda isolada de granizo.
As chuvas devem diminuir entre a noite de sexta e a madrugada de sábado (8), mas os ventos tendem a ganhar força devido à atuação do ciclone próximo à costa. São esperadas rajadas intensas, com velocidade entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar esse limite em alguns pontos.
O sistema também deve provocar mar muito agitado, com ondas entre 4 e 4,5 metros, o que pode causar erosão e alagamentos costeiros em áreas vulneráveis do litoral sul.
Segundo a Defesa Civil, há risco de queda de árvores, danos à rede elétrica e ao sistema de saneamento. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado permanecerá em monitoramento 24 horas, emitindo atualizações e orientações à população.
“Pedimos que todos fiquem atentos aos alertas oficiais e adotem medidas preventivas. Defesa Civil somos todos nós”, destacou o sargento Silva.





