A atuação de um ciclone extratropical em alto-mar está provocando ventos fortes, mar agitado e frio em todo o litoral de Santa Catarina, com destaque para o Sul do estado, onde as rajadas devem ganhar força ao longo desta segunda-feira (28). As informações são do climatologista da Epagri, Marcio Sônego.
A velocidade do vento pode atingir entre 60 km/h e 80 km/h em cidades como Criciúma, Laguna e Imbituba, com maior intensidade prevista entre 15h e 18h. Em áreas litorâneas, como no Farol de Santa Marta, a expectativa é de rajadas próximas dos 80 km/h por volta das 21h.
Dados das primeiras horas do dia já registraram vento de 102 km/h em Canguçu (RS) e 88 km/h no Morro das Torres, em Urupema, ambos em regiões de altitude elevada. Em Santa Catarina, os efeitos mais sentidos até agora estão restritos a áreas mais altas, mas a tendência é de que as rajadas se intensifiquem durante a tarde.
Além do vento, o sistema também provoca mar agitado e risco de ressaca, com ondas grandes e condições adversas para navegação e atividades costeiras.
Chuva fraca e queda de temperatura
A segunda-feira ainda começou com chuva leve e isolada, mas não há previsão de precipitações para o período da tarde. A temperatura máxima prevista para hoje é de 21°C.
A partir de terça-feira (29), o tempo se mantém estável, mas com queda nas temperaturas. A previsão é de vento sul de até 50 km/h, e máxima de apenas 17°C.
Na quarta-feira (30), o frio se intensifica, com mínimas de até 4°C em pontos elevados como Belvedere (Urussanga), podendo ocorrer formação de geada.
Previsão para os próximos dias:
- Terça (29/07): tempo firme, vento moderado (50 km/h), mínima de 10°C e máxima de 17°C
- Quarta (30/07): frio mais intenso, mínimas entre 4°C e 6°C, geada em áreas altas
- Quinta (31/07): manhã gelada, mínima de 5°C, tempo segue firme
- Sexta a domingo: temperaturas em elevação e tempo bom em todo o Sul de SC
A Defesa Civil reforça o alerta para possíveis transtornos causados pelo vento, como destelhamentos, queda de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e mar agitado, e orienta para que a população evite áreas de risco e redobre a atenção no trânsito.
Veja um pouco do amanhecer desta segunda-feira no Balneário Esplanada