A passagem de uma nova frente fria vai mudar o tempo em Santa Catarina nos próximos dias, trazendo chuvas e queda nas temperaturas. Um ciclone extratropical se formará na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre quinta (13) e a sexta-feira (14), impulsionando a massa de ar frio que avançará em direção ao estado. As informações são do Portal ND Mais.
Nesta quinta-feira (13), uma região de baixa pressão começou a se aprofundar no sul do país, transformando-se em um ciclone extratropical entre a noite e a madrugada de sexta-feira. Esse sistema impulsionará a massa de ar frio, que trará chuvas e queda nas temperaturas em Santa Catarina.
Na sexta-feira (14), a frente fria já estará sendo sentida com força no Rio Grande do Sul, influenciando também Santa Catarina. As temperaturas apresentarão redução, com mínimas entre 9°C e 14°C no Planalto Sul e Meio-Oeste, e entre 13°C e 21°C nas demais regiões, com os valores mais altos no Litoral Norte.
Entre as áreas serranas dos Planaltos, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, há ocorrência de chuvas rápidas ao longo do dia, mas sem grandes riscos. O mar ficará agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2m e 2,5m e risco moderado para ocorrências associadas.
Massa de ar frio traz chuvas para diversas regiões do estado
No sábado (15), a aproximação de uma área de alta pressão atmosférica contribuirá para o tempo firme em várias regiões do estado, especialmente a partir da tarde no Oeste e Litoral Sul, onde o sol predominará. Nas áreas serranas dos Planaltos, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, o dia ainda será marcado por muitas nuvens e chuvas fracas ocasionais.
As temperaturas no amanhecer do sábado variam entre 7°C e 13°C no Planalto Sul e entre 13°C e 20°C nas demais regiões. Durante a tarde, as marcas ficarão entre 23°C e 27°C na maioria das áreas, podendo chegar a 29°C no Oeste.
No domingo (16), o ar quente e úmido volta a prevalecer no estado, com pancadas de chuvas isoladas. A frente fria e o ciclone extratropical trarão mudanças significativas no clima de Santa Catarina, com chuvas, queda nas temperaturas e mar agitado, exigindo atenção da população para possíveis impactos.
Fonte: ND Mais





