Publicidade

Gripe aviária é confirmada em criação de fundo de quintal em Meleiro

De acordo com nota da Cidasc, caso não compromete a produção comercial de aves, que segue sob vigilância sanitária em Santa Catarina

Foto: Ilustrativa/Divulgação
Foto: Ilustrativa/Divulgação

Um caso de gripe aviária (Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade) foi confirmado em uma propriedade com criação de aves de subsistência no município de Meleiro, no Sul de Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, juntamente com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), está atuando na contenção do foco e adotando medidas sanitárias para evitar a disseminação do vírus.

Segundo nota oficial da Cidasc, as amostras foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como referência para diagnóstico da doença.

A entidade reforça que o caso registrado em aves silvestres ou de fundo de quintal não compromete o status sanitário da avicultura comercial catarinense, que permanece segura e sem registros da doença.

O órgão também orienta que suspeitas devem ser notificadas rapidamente por produtores e pela população para garantir uma resposta eficaz. A Cidasc reafirma que o consumo de carne de aves e ovos segue seguro para a população.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade