A presença de uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophagus), típica da região subantártica e antártica, foi registrada em Laguna. A aparição é considerada inédita pelos pesquisadores.
A chegada da foca foi atendida pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, na noite de domingo (11), no Trecho 1, região que abrange as praias entre o Molhes da Barra, em Laguna, e a praia do Luz, em Imbituba. O animal segue em monitoramento.
A foca-caranguejeira foi localizada em uma área costeira, monitorada pelo projeto. Desde então, vem sendo acompanhado de forma contínua pela equipe de monitoramento. O local foi isolado para garantir a segurança do animal e da população.
📲 Receba as principais notícias de Urussanga e região no seu WhatsApp
As avaliações médicas, realizadas nos dias 13 e 14 de maio, indicaram que o animal está em bom estado corporal, sem ferimentos ou sinais de debilidade. Por se alimentar exclusivamente de krill, recurso ausente na região, é provável esteja na praia como ponto de parada, até retornar ao seu habitat natural ou seguir em busca de alimento.
Apesar da aparência fofa, as focas são animais selvagens e podem apresentar comportamento agressivo quando estressadas, oferecendo risco de acidentes graves. Por isso, a recomendação é que a população mantenha distância, respeitando a sinalização de isolamento e evitando a presença de animais domésticos no local.




