O policial civil Robson Silva, especialista em crimes virtuais, usou o exemplo da série da Netflix ‘Adolescência’, para chamar atenção dos pais sobre o conteúdo que está sendo visto pelos filhos na internet.
Ele postou um vídeo nas redes sociais (assista abaixo) e disse que pais, responsáveis legais por crianças e adolescentes, devem tomar alguns cuidados. “A internet é um campo fértil para cometimento de muitos crimes, crimes sexuais, crimes financeiros, e muitos desses crimes acabam afetando crianças e adolescentes”, afirmou Silva, acrescentando que é muito importante que os pais saibam exatamente onde o seu filho está circulando na internet, quais os jogos que ele joga, quais são as redes sociais que ele frequenta, quais são os sites que ele costuma acessar e quais os grupos que ele participa”.
“Então, saiba monitorar o seu filho. Converse com ele, troque informações, se atente ao linguajar que se usa na internet, para saber quais são os problemas que o seu filho está enfrentando, ou que vai enfrentar na internet. Não deixe o seu filho exposto. Cuidado com o que se coloca nas redes sociais, a exposição em demasia também pode ser um problema”, acrescentou o policial.
Sobre a série
A série ‘Adolescência’, da Netflix, explora as influências às quais os jovens são expostos na internet e está no streaming desde 13 de março. Ela é número 1 na Netflix no mundo todo. Até 25 de março, foi assistida por mais de 66,3 milhões de pessoas, de acordo com a plataforma.
No Reino Unido, tornou-se um fenômeno de massa e os jornais publicaram vários artigos sobre as questões levantadas. “Adolescência” conta a história de um garoto de 13 anos, Jamie, que é preso e acusado de esfaquear uma estudante até a morte.
Em quatro episódios, “Adolescência” disseca os motivos que podem ter levado o jovem a esse ato e a impossibilidade de controlar o uso das redes sociais entre os adolescentes.