Representantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC) participaram do “Treinamento em Fiscalização de Pescados com Ênfase em Identificação de Fraudes”, realizado em São José, na Grande Florianópolis. A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da coordenação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).
A capacitação reuniu médicos veterinários de consórcios públicos e serviços de inspeção com equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), abrangendo os selos federal, estadual e municipal. Da região carbonífera, participaram as médicas veterinárias Bruna Viel, do CIM-AMREC, e Maira Nesello Corso, da Prefeitura de Treviso.
Durante o curso, as profissionais aprofundaram conhecimentos técnicos voltados à identificação das principais fraudes em pescados e derivados, como o aumento de peso por adição de água ou outras substâncias, além da troca de espécies. O programa também abordou temas como rastreabilidade do pescado e fiscalização dos programas de autocontrole em estabelecimentos do setor.