Antes do início do período de maior movimento nas rodovias, uma reunião entre as concessionárias responsáveis pelos pedágios da BR-101 em Santa Catarina e o Procon, definiu regras claras sobre tempo de espera e extensão das filas que serão toleradas nas praças durante o verão. As medidas passam a valer justamente para evitar congestionamentos prolongados diante do aumento expressivo no tráfego previsto para as festas de fim de ano.
Entre 19 de dezembro e 5 de janeiro, a estimativa é de que cerca de 4,3 milhões de veículos circulem pelo trecho catarinense da BR-101, entre Garuva e Palhoça, incluindo o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Conforme os contratos com a ANTT, se as filas ultrapassarem os limites estabelecidos, as concessionárias são obrigadas a liberar a passagem dos veículos, com abertura das cancelas, sob risco de novas sanções.
Pelos critérios definidos, a CCR ViaCosteira deverá agir quando as filas atingirem 200 metros ou 15 minutos de espera entre segunda e quinta-feira, e 400 metros ou 15 minutos em sextas-feiras, fins de semana e feriados.
Já nas praças administradas pela Arteris, o limite é de 300 metros de fila ou 10 minutos de espera. Ultrapassados esses parâmetros, a cobrança deve ser suspensa até a normalização do fluxo.





