Com o objetivo de promover a cultura da prevenção e o uso seguro de ambientes aquáticos, o Programa Golfinho realizou a formatura de 124 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Siderópolis. O batismo, com o tradicional banho de mangueira, foi realizado na Piazza Nova Beluno.
A ação, conforme a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, foi desenvolvida de forma lúdica e educativa, com atividades teóricas e práticas que despertam a atenção das crianças para cuidados em rios, piscinas e praias. Estudantes das escolas Aurora Péterle, Miguel Lazzarin, Jorge Bif, Deputado Sílvio Ferraro e Professora Sara Bom Moretti participaram do projeto.
Durante as atividades, as crianças aprenderam sobre segurança na água, cidadania, respeito à natureza e primeiros cuidados em situações de risco. O programa tem como lema a frase “Água no umbigo, sinal de perigo”, reforçando de forma simples e direta a importância de reconhecer os limites de segurança ao brincar em locais com água.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de 1 a 4 anos e a quarta entre crianças e jovens de 5 a 24 anos, conforme o boletim de 2022.
O prefeito Franqui Salvaro, que acompanhou a formatura, inclusive tomou banho junto com as crianças, reforça os cuidados. “Nosso município tem muitos lugares lindos e ótimos para amenizar o calor no verão. A educação e a informação contribuem com essa prevenção, não só para eles, mas para os pais e parentes”, afirmou.
O secretário de Educação de Siderópolis, Méricles Rossa, o Meck, analisa que o Programa Golfinho auxilia na formação de uma geração consciente, cuidadosa e preparada para lidar com os riscos no convívio com ambientes aquáticos.





