O temporal acompanhado de ventos fortes que atingiu a região na tarde desta sexta-feira (28) provocou uma série de ocorrências nos bairros Murialdo, Corridas, em Orleans, e no Loteamento Scussel, no limite com Urussanga. Entre 15h e 18h, o Corpo de Bombeiros Militar de Orleans realizou quatro atendimentos relacionados a quedas de árvores e danos em residências.
A primeira ocorrência foi registrada na SC-108, no bairro Murialdo, onde uma placa de propaganda caiu sobre um veículo no trevo de acesso à UNIBAVE. Três mulheres estavam no automóvel, mas conseguiram sair sem lesões aparentes, embora bastante assustadas. Elas se deslocaram ao hospital por meios próprios, enquanto a proprietária acionou o seguro. As informações foram repassadas à Central de Operações dos bombeiros e à Polícia Militar Rodoviária.


Em seguida, no bairro Corridas, os bombeiros foram acionados para o destelhamento de uma residência onde havia um idoso acamado. A equipe auxiliou na remoção do morador para um cômodo seguro e orientou a família a contatar a Defesa Civil para obtenção de lona e materiais emergenciais.


O atendimento mais delicado ocorreu no Loteamento Scussel, onde uma árvore de grande porte foi arrancada pelas raízes e caiu sobre uma casa, danificando o telhado. Com o uso de motosserra, os bombeiros realizaram a poda dos galhos e o corte do tronco até a completa desobstrução da residência, devolvendo a segurança ao local.



A última ocorrência do período foi novamente no bairro Corridas, onde galhos de uma árvore frutífera caíram sobre outra residência. A equipe efetuou a poda e deixou o imóvel seguro.
Durante os deslocamentos, os bombeiros também removeram diversos galhos menores que obstruíam as vias, garantindo melhores condições de tráfego e segurança para a comunidade.





