Uma forte pancada de chuva pegou de surpresa moradores da região nas primeiras horas desta sexta-feira (28). As informações são do climatologista da Epagri, Márcio Sônego. Segundo ele, o episódio não estava dentro do cenário previsto para hoje. “Essa chuva adiantou. A previsão de ontem era pra chegar mais à tarde, mas ela foi desgarrada, porque pegou parte do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul, atingiu nosso Litoral Sul e acumulou cerca de 1 mm nas estações da Epagri”, explicou.
O núcleo de instabilidade já se desloca para o Norte, passando por Laguna e seguindo em direção a Imbituba, Garopaba e à Grande Florianópolis. Mesmo assim, Sônego alerta que o tempo seguirá instável ao longo do dia.
“O dia está sujeito a essa pancada agora de manhã e outra à tarde. À noite, o tempo melhora e não deve chover mais”, afirmou.
Previsão para o restante do dia e fim de semana
Apesar da instabilidade, o sol ainda aparece em boa parte desta sexta-feira, com temperatura chegando aos 30°C. Há risco de nova pancada de chuva até por volta das 18h.
Para sábado, Sônego indica um cenário mais tranquilo. “Amanhã a tendência é de não chover. O ventinho sul predomina e a temperatura fica entre 26°C e 27°C”, disse.
No domingo, o clima muda novamente: o céu deve permanecer nublado, com vento sul e possibilidade de “pinceladas” de chuva antes do meio-dia — volumes muito baixos.
A próxima semana começa instável na segunda-feira, com chuva à tarde. Terça e quarta-feira devem ser de tempo firme, enquanto a quinta volta a registrar precipitações.
Sônego reforça que o fator mais chamativo desta sexta-feira foi mesmo o temporal antecipado. “O que mais chamou a atenção foi essa chuva agora de manhã. Ela passou rápido, está indo para o norte da região, mas ainda hoje esquenta e chega aos 30 graus”, concluiu.





