A 39ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul foi realizada na noite de terça-feira (11). Na Tribuna Livre, a convite do presidente, a professora da Escola de Teatro Jônatas João, Marina Menegazzi Barbosa, convidou a população para prestigiar a Semana Cultural, que acontece de 17 a 22 de novembro, com programação gratuita em escolas e bairros do município. O evento leva arte e cultura por meio do teatro e tem o objetivo de aproximar a comunidade das expressões artísticas. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Teatro Jonatas João.
Marina também destacou as ações e conquistas recentes da escola, como a aprovação em editais e o trabalho contínuo desenvolvido com crianças, adolescentes e adultos.
Logo após, oito dos nove vereadores fizeram uso da tribuna para tratar de temas variados, como infraestrutura, saúde, segurança pública, esporte e outros assuntos de interesse da comunidade.
Julio cobra melhorias na segurança de parques e coleta de lixo no interior, e destaca conquistas para escola de música
Na tribuna o vereador Júlio Fogaça (MDB) iniciou destacando o avanço do trabalho da Associação Vida Feliz. “A Associação recebeu o termo de fomento, caiu na conta o valor, já foi comprado os instrumentos, já chegou metade”, afirmou. Segundo ele, os instrumentos estão sendo entregues conforme os fornecedores disponibilizam o material, e quando o processo estiver concluído, será feita a prestação de contas. Fogaça enfatizou que o objetivo é ir além do simples ensino musical. “Não é aprender um instrumento, é sair dali um músico, isso tem uma diferença gigantesca.”
Ele também destacou a conquista de um terreno na Vila Nova, onde antes funcionava um antigo lixão. O espaço foi obtido em parceria com o governo municipal e já conta com uma emenda de R$ 62 mil para elaboração dos projetos arquitetônico, elétrico e hidrossanitário. “O ano que vem vamos atrás de um pré-moldado para botar isso a funcionar logo e atender todo o Cocal do Sul”, completou, destacando que a iniciativa vai beneficiar alunos da rede municipal com aulas de música.
Em outro ponto, o vereador tratou das manutenções nos parques públicos, informando que os parques da Vila Nova e da Praça ao lado do Bistek, já foram revitalizados e liberados para uso. Ele relatou casos de vandalismo ocorridos logo após as melhorias e sugeriu medidas preventivas, como o isolamento das áreas em manutenção e o aumento da iluminação. “Aumentando a iluminação, o próximo passo é ir atrás de recursos e pôr câmeras. Tudo isso ajuda a inibir”, disse, destacando que a conservação dos espaços públicos é uma forma de garantir segurança e lazer para as famílias.
Encerrando sua fala, Fogaça cobrou melhorias na coleta de lixo no interior do município, reforçando que o serviço ainda é realizado apenas uma vez por semana. “O dinheiro da prefeitura não é para ficar rendendo juros, é para servir bem à população. Eu quero é que o lixo não apodreça na frente de casa”, afirmou. O vereador também comentou as denúncias de mães atípicas sobre o atendimento, pedindo uma reunião conjunta entre o Executivo, a Secretaria de Saúde, os vereadores e as famílias para discutir o tema e buscar soluções definitivas.
Glícia pede sinalização em parques, aborda humanização na saúde e pede união entre associações ligadas ao autismo
A vereadora Glícia Pagnan (MDB) iniciou sua fala parabenizando o trabalho desenvolvido pelo Teatro Jonatas João, destacando a importância cultural e social das ações realizadas pelo grupo. “Olha que programação rica que eles construíram, diversa e atingindo vários públicos e ambientes. Isso aqui realmente não pode passar despercebido”, afirmou. A vereadora ressaltou que o incentivo à cultura é essencial e deve ser reconhecido pelo poder público.
Em seguida, Glícia fez referência ao tema levantado pelo vereador Júlio sobre os parques infantis, reforçando a necessidade de sinalização nos brinquedos com informações sobre idade e peso adequados. “O próprio pessoal fazendo a manutenção foi chamar a atenção de dois adolescentes e sabe qual foi a resposta deles? Que não tinha nenhuma placa dizendo que eles não podiam estar lá”, relatou. Para ela, a sinalização demonstra que o município se preocupa em orientar e preservar a segurança das crianças e adolescentes que frequentam os espaços.
A vereadora também voltou a tratar sobre o tema da humanização na saúde, que segundo ela é uma bandeira pessoal. “Atender bem as pessoas, se pôr no lugar das pessoas, para poder também ajudá-las com mais carinho, com mais atenção”, defendeu. Glícia citou o caso recente de uma mãe que relatou dificuldades no atendimento dos filhos autistas, que precisaram ser encaminhados a outro município para um procedimento odontológico com sedação. Ela destacou que situações como essa exigem empatia e acompanhamento. “A mãe precisa ser atendida, ser acolhida dentro da necessidade dela.”
Encerrando sua fala, a vereadora questionou a existência de duas associações voltadas às pessoas autistas em Cocal do Sul, afirmando que a divisão não favorece a causa. “Não vejo o porquê de uma cidade do nosso tamanho ter duas associações. A gente precisa de união e não de divisão”, afirmou. Glícia também mencionou preocupações semelhantes entre as integrantes da associação de pessoas com fibromialgia e pediu que questões partidárias não interfiram em causas sociais.
Toco destaca andamento das obras do Corpo de Bombeiros e pede união em prol do município
O vereador Vicervanio Bez Fontana, o Toco (MDB), iniciou sua fala relatando uma visita realizada à obra do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Cocal do Sul. Segundo ele, tem acompanhado o andamento dos trabalhos com frequência. “Toda semana eu passo na obra do Corpo de Bombeiro, duas vezes por semana”, afirmou. O vereador explicou que conversou com o engenheiro responsável, Rafael, e com o prefeito Ademir Magagnin, e que a previsão de entrega da obra é para o dia 30 de novembro. “Foi feita uma reunião com a empresa em outubro. Se essa empreiteira não terminar a obra até dia 30 de novembro, essa empresa será tornada inidônea, no município de Cocal do Sul”, informou.
Toco detalhou que a escavadeira estave trabalhando no local nesta semana para a preparação da base da área externa, onde será colocado paver. Essa parte, segundo ele, não estava incluída na licitação original e está sendo custeada pelo poder público municipal. O vereador também mencionou a operação tapa-buracos, informando que o serviço deve ser concluído até o final da semana.
Em outro trecho, o vereador agradeceu ao servidor Vaninho, responsável pela manutenção urbana, pelo atendimento a pedidos de limpeza e troca de bocas de lobo nos bairros União, Guanabara e Boa Vista. Toco ainda mencionou ter recebido fotos de brinquedos quebrados em um parquinho localizado em frente à igreja, pedindo que a manutenção seja feita o quanto antes.
O parlamentar também elogiou o trabalho do vereador Júlio pelas emendas destinadas à compra de instrumentos musicais e ressaltou a importância da união entre os vereadores. “A gente tem que se unir e trabalhar para nosso município. Não tem divisões, porque quando se há divisões no município, quem sai perdendo sempre é o povo”, declarou. Toco finalizou afirmando que todos devem atuar em benefício da comunidade, independente de sigla partidária.
Dalló destaca combate às drogas em espaços públicos, funcionamento de Centro e avanços em obras
O vereador Marcelo Dalló (PP) iniciou sua fala na tribuna destacando a preocupação com o consumo e a venda de drogas em locais frequentados por crianças. “Isso é uma questão até de segurança pública. Claro que o município tem que fazer a sua parte, manter em dia, limpo, iluminar, mas está havendo venda e consumo de drogas”, afirmou. Ele sugeriu que a Câmara encaminhe ofício à Polícia Militar e à Polícia Civil solicitando fiscalização mais intensa nesses espaços. “Pedir a nossa Polícia Militar e a Civil para que dê uma olhada com cuidado, né? E não se pode perder mais crianças e jovens para a droga”, reforçou.
Em seguida, o vereador comentou sobre a Semana Cultural da Escola de Teatro Jônatas João, elogiando o trabalho desenvolvido e destacando a importância do apoio do poder público para fortalecer o projeto. Também falou sobre a visita ao Centro Crescer e Evoluir – Maximiliano Gaidzinski. Ele contou que esteve no local em dois momentos do mesmo dia e constatou o funcionamento normal do espaço. “Inclusive, na quarta passada foram feitos 39 atendimentos no centro Crescer e Evoluir, e ficaram os profissionais trabalhando até as 10 horas da noite”, disse. O vereador reconheceu que houve atraso em alguns atendimentos, mas destacou que a equipe garantiu que a situação seria regularizada. Informou ainda que há requerimento solicitando informações detalhadas sobre a quantidade de profissionais e a demanda do centro, para que o Legislativo possa acompanhar o serviço.
Na sequência, Dalló comentou o início das obras de terraplanagem no bairro Ângelo Guollo, onde serão construídas 55 casas populares. Segundo ele, trata-se de um marco, já que o município não registrava a construção de moradias sociais desde o mandato do ex-prefeito Jarvis Gaidzinski, encerrado em 2000. Encerrando sua fala, o vereador anunciou melhorias na estrada da comunidade de Linha Ferreira Pontes, que liga Cocal do Sul a Siderópolis. Ele informou que o alargamento do trecho até a divisa entre os municípios deve iniciar ainda na segunda quinzena deste mês, etapa que antecede o asfaltamento e a continuidade da ciclovia.
Maria Luiza anuncia início da obra do Centro Esportivo do Bairro União e defende união e diálogo sobre políticas públicas
A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) iniciou sua fala destacando o trabalho da Escola de Teatro Jônatas João, que segundo ela é referência na região. “Ter um teatro na cidade realmente é grandioso. Trabalhar com adolescentes, com jovens que sonham com arte, com a cultura, em ser atores, enfim, desenvolver os seus potenciais, é fantástico”, afirmou, parabenizando a equipe pelo projeto e pelo novo contraturno com as crianças.
Em seguida, apresentou informações sobre a execução do Centro Esportivo do bairro União, projeto que, segundo ela, é um antigo sonho da comunidade. Explicou que o investimento total será de R$ 510 mil, sendo R$ 450 mil oriundos de emendas dos deputados José Milton Scheffer e Volnei Weber, articuladas por ela e pelo vereador Toco, e cerca de R$ 60 mil de contrapartida municipal. “A licitação dessa obra já aconteceu. A empresa está preparando o seguro da obra, para que tenha início”, informou. A empresa vencedora foi a Mântova Construção, que terá 210 dias para concluir a execução. O local contará com quadra poliesportiva, quadra de areia, pista de bicicleta e caminhada, academia ao ar livre e playground.
Maria Luiza também comentou sobre a reunião que ocorria simultaneamente à sessão, entre pais e a equipe do Centro Multiprofissional, voltado à educação especial e ao atendimento de pessoas autistas. “O centro tem menos de um mês e já temos por lá uma média de 40 crianças que já receberam atendimento”, disse. A vereadora destacou a importância do diálogo com as famílias e da construção conjunta do serviço, reforçando que ajustes são naturais no início.
Ela mencionou a atuação da Associação ASCAA, já instituída e em atividade. “Não é picuinha, muito pelo contrário, é trabalho”. Ressaltou, no entanto, a necessidade de união e comunicação entre todos os envolvidos, inclusive vereadores, evitando divisões políticas. Defendeu o empenho da equipe que atua no centro e pediu respeito ao trabalho dos profissionais.
Ao encerrar, destacou que o município está engajado na causa da inclusão e que o diálogo é o melhor caminho para o fortalecimento dos serviços.
Marcel reforça importância da união entre os vereadores e cobra manutenção em áreas esportivas e de lazer
O vereador Marcel Freitas (PSD) iniciou sua fala destacando a importância da união entre os vereadores em prol do município. Ele recordou a primeira sessão do ano, quando mencionou as qualidades de cada colega. “Eu nominei praticamente todos os vereadores, citei da qualidade de cada um, do conhecimento que cada um tem em diversas áreas”, afirmou.
O vereador destacou que o trabalho coletivo é essencial para o desenvolvimento de Cocal do Sul. “Se a gente estiver unido, todo mundo unido, pensando no bem comum, que é o nosso município, que são as pessoas, nós temos muito a crescer e evoluir”, disse. Ele reforçou que, desde o primeiro mandato, mantém o mesmo posicionamento: apoiar o que é bom para o município, independentemente de partido político.
Marcel também comentou sobre as discussões a respeito dos parquinhos públicos, tema abordado por outros vereadores. Segundo ele, o cuidado com esses espaços é fundamental para o lazer das famílias. “Eu cobrava melhorias e tinha pessoas que falavam, ah, o vereador vai lá para falar só dos parques. Só que a gente pensa nos pais e mães que querem levar os filhos num ambiente de lazer, que seja bem cuidado, limpo e com brinquedos em boas condições”, afirmou.
O vereador ainda citou demandas na área esportiva. Relatou problemas estruturais no vestiário do ginásio Gílio Búrigo, construído no ano passado com recursos de emenda do deputado João Amin. “Os atletas utilizam o banheiro e a água escoa tudo para dentro do vestiário. Fica a caída errada da água”, explicou. Ele pediu que a atual gestão cobre da empresa responsável os reparos necessários.
Também mencionou pedidos de moradores para melhorias no campinho do bairro Cristo Rei, com telas danificadas, e na quadra de areia do bairro Monte Carlos, que precisa de reposição de areia. Segundo ele, essas solicitações vêm de pessoas que utilizam regularmente os espaços e desejam que sejam mantidos em boas condições de uso.
Chicão cobra instalação de gerador na Saúde e pede providências para melhorias em trilha e demolição de local abandonado
O vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), iniciou sua fala destacando uma visita feita ao Clube de Mães do Ângelo Guollo, onde recebeu demandas relacionadas à lajotas e à trilha ecológica do Palmiteiro. Segundo ele, alguns trechos de lajota precisam de manutenção e devem ser priorizados pela Secretaria de Obras.
Sobre a trilha ecológica, Chicão ressaltou sua importância como ponto turístico e cobrou ações de revitalização. “A trilha ecológica do Palmiteiro necessita de reparações e manutenção. Esse é um cartão-postal do município e precisa ser tratado como tal”, afirmou. O vereador lembrou que o espaço foi criado com recursos oriundos de multas ambientais e reforçou que “se ficar no meio do mato não vai adiantar nada”. Ele informou que pretende visitar o local nesta semana para registrar as condições da trilha e encaminhar as demandas ao setor responsável.
Em seguida, o parlamentar expressou preocupação com o gerador doado pela Coopercocal ao 24 Horas, em julho deste ano, para garantir o funcionamento do serviço de saúde em caso de falta de energia, mas segue sem instalação. Chicão destacou que a falta de uso pode comprometer a garantia do equipamento, avaliado em R$ 183 mil, e classificou o atraso como “um desperdício de recurso e um desrespeito com quem fez a doação e com a população que depende do serviço”.
O vereador também relatou um problema de segurança próximo a Lurdes Carara, onde um andarilho foi visto dormindo em um vestiário abandonado. Ele pediu que o local seja demolido de forma segura. “Quero pedir ao responsável que tome providência, algum engenheiro que tenha a capacidade de destruir aquele vestiário, que tanta dor de cabeça já tem dado para nós”, disse. Sugeriu ainda que, após a retirada do espaço, seja feito um projeto de readequação da quadra, com muro de pedra e área de recreação para as crianças da creche vizinha.
Por fim, Chicão citou as casas populares do município e lembrou que parte das unidades foi conquistada na gestão anterior. “Dessas cinquenta casas que estão sendo feitas aqui, 25 vieram da gestão passada”, afirmou.
Gilson fala sobre gerador no 24 horas, questiona responsabilidades da Defesa Civil e elogia destaque do karatê local
O vereador Gilson Clemes (PL) iniciou sua fala abordando a situação do gerador do 24 horas, doado pela Coopercocal e ainda não instalado. Ele informou ter estado na unidade e conversado com a nova diretora, que confirmou o problema. “Eu soube hoje também em relação ao gerador”, relatou. O vereador disse acreditar que a instalação será feita em breve e que o equipamento deve ser conectado à rede para funcionar corretamente.
Em seguida, comentou os temporais recentes, mencionando o destelhamento de uma casa na Vila Nova. Segundo Gilson, houve confusão sobre a responsabilidade pelo reparo. “A defesa civil foi, levou a lona, chegou lá e disse para a família que a cooperativa iria colocar em cima da casa. Eu até comentei hoje com o prefeito, pois a cooperativa não tem obrigação nenhuma de fazer isso”, afirmou. Ele explicou que, apesar da parceria frequente, esse tipo de serviço compete à Defesa Civil, e não à cooperativa. “A cooperativa tem os afazeres e eu acho que isso compete à Defesa Civil”, reforçou.
Ele também tratou da participação de entidades e grupos nas sessões da Câmara, destacando a importância de manter o espaço aberto à comunidade. “Pelo nosso regimento, as pessoas só podem falar na última sessão de cada mês. E eu abro para todo mundo”, afirmou, citando o exemplo do Teatro Jônatas João, que utilizou a tribuna para expor suas atividades. Gilson explicou ainda que, em reunião com mães atípicas, a presença dos vereadores da situação foi restringida a pedido das próprias participantes, o que foi respeitado pela Casa.
O vereador destacou os bons resultados do karatê de Cocal do Sul no campeonato brasileiro, enaltecendo o trabalho da diretoria de esportes. Ele defendeu que o município continue apoiando todas as modalidades. “A gente vai continuar falando sempre, independente de qual esporte traga resultado para Cocal do Sul”, disse.
Por fim, Gilson sugeriu a criação de um espaço cultural próprio, com estrutura para apresentações teatrais, aulas de música e eventos comunitários. “A gente tem que ter um espaço específico para isso, porque senão fica sempre as pessoas alugando, pagando, tendo um custo. O poder público tem condições de fazer isso”, concluiu.
A próxima sessão da Câmara será na terça-feira, 18 de novembro, às 19h. A reunião pode ser assistida na íntegra pelo YouTube da Câmara Municipal
Texto: Ana Paula Nesi/Câmara de Vereadores de Cocal do Sul





