A residência interditada pela Defesa Civil no Bairro das Damas, em Urussanga, após as fortes chuvas da última sexta-feira (7), será recuperada pelo Governo do Estado. O imóvel, localizado na Rua João Caruso Mac Donald, apresentou rachaduras na estrutura depois que a drenagem de um córrego, que passa atrás da casa, foi obstruída. A família de quatro pessoas que morava no local foi retirada pela Defesa Civil e está abrigada na residência de familiares.
De acordo com o coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Miro Ghisi, o incidente começou com uma queda lateral na rodovia. “A SC-108 em Urussanga teve um problema de deslizamento lateral. Foi colocado material para estabilizar, mas acabou travando a passagem de água. Com a enxurrada do fim de semana, a drenagem não deu conta e acabou prejudicando uma casa próxima. Agora estamos fazendo a correção da estrada e também dando atenção especial à residência atingida”, explicou. A empresa contratada pelo Estado já está trabalhando no local.


O coordenador destacou que, além da recuperação do imóvel, os trabalhos também envolvem a limpeza e desobstrução dos drenos, a recomposição da lateral da rodovia e o enrocamento de pedras para proteger a estrutura. “Nesse momento, vamos limpar e liberar a circulação da água de acordo com os dois drenos, fazer o enrocamento de pedras do outro lado e dar foco total na casa. Depois, vamos analisar toda a bacia e, se for necessário, buscar apoio do Governo e da construtora para aumentar a passagem de água”, acrescentou. A construtora referida pelo coordenador está construindo um loteamento logo acima de onde ocorreu o problema com a residência, e a preocupação seria a quantidade de material que ainda pode descer com as obras. “Sabemos que estava funcionando bem antes, mas agora precisamos analisar tudo de novo. Quando há retirada de árvores e asfaltamento, muda a circulação da água. É um trabalho técnico que precisa ser feito com atenção, pensando no futuro e na segurança da comunidade”, analisou Ghisi.
“Hoje estive com a prefeita [Stela Talamini] e com a Defesa Civil para fazer um levantamento daquela bacia hidrográfica e ver se ela vai dar conta do volume de água no futuro. Depois deste estudo vamos saber exatamente como agir”, completou o coordenador.
A prefeita Stela Talamini esteve no local e acompanhou os projetos e as obras de recuperação que estão sendo executados.


Defesa Civil acompanha o problema de perto
A Defesa Civil de Urussanga acompanha todo o caso e está em contato tanto com os proprietários da casa, quanto da família que morava no local por aluguel. “Desde sexta-feira estamos acompanhando tudo bem de perto. Nossa maior preocupação sempre foi dar suporte à família. Conseguimos retirá-los bem e agora vamos acompanhar o caso e auxiliar no que for possível para solucionar este problema o mais rápido possível”, explicou a servidora da Defesa Civil de Urussanga, Bruna da Fonseca.





