Publicidade

Quinta-feira de tempo firme antecede chuva volumosa e ventos fortes na região

Vento forte previsto para sábado deve causar estragos

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O tempo permanece firme nesta quinta-feira (6) no Sul de Santa Catarina, mas mudanças significativas estão previstas para os próximos dias, segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego. A quinta começou com vento de sul a sudoeste e temperaturas mais baixas, que chegaram a 14°C durante a madrugada. Ao longo do dia, os termômetros não devem ultrapassar os 24°C, sem risco de chuva.

Sônego destaca que o quadro muda já nesta sexta-feira (7), quando uma frente fria traz chuva logo nas primeiras horas da manhã. “Amanhã já podemos ter chuva logo cedo na região. Começa fraquinha e vai aumentando de intensidade ao longo da tarde e noite”, explicou.

A precipitação pode chegar a 50 milímetros na região de Criciúma, e atingir até 100 milímetros nos costões de serra. “É mais ou menos aquela chuva que deu na semana passada”, lembrou o climatologista, citando volumes anteriores de 100 mm em Tubarão, 80 mm em Criciúma e 150 mm em Praia Grande.

Além da chuva, a mudança de vento também chama atenção. “Hoje o vento é de sudoeste, amanhã ele vira para nordeste, podendo chegar a 50 km/h. A preocupação maior é com a chuva volumosa de amanhã”, alertou Sônego.

No sábado (8), o cenário fica ainda mais crítico com a formação de um ciclone em alto-mar. “Esse ciclone vai provocar ventos em Criciúma de 80 a 90 por hora. É um vento que vai trazer transtornos, vai dar muito trabalho para a Celesc, principalmente, com galhos caindo sobre a fiação, outdoor e postes”, afirmou o climatologista.

Durante o sábado, ainda deve chover, com acumulados de cerca de 10 milímetros. A melhora do tempo está prevista para o domingo (9), quando a chuva e o vento cessam. “Domingo é tranquilo. O vento se foi, a chuva se foi. Começa frio, com 9 graus, e a máxima chega a 23°C”, completou.

A semana que vem deve ser marcada por tempo firme e temperaturas agradáveis, com o sol predominando até pelo menos terça-feira.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade