Publicidade

APAE de Cocal do Sul realiza eleição para escolha dos novos ‘autodefensores’

Assembleia Geral Ordinária será no dia 24 de novembro e definirá os representantes dos alunos para o triênio 2026–2028

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A APAE de Cocal do Sul se prepara para um dos momentos mais importantes do calendário institucional: a Assembleia Geral Ordinária para Eleição dos Autodefensores, que acontecerá na segunda-feira, 24 de novembro. A votação definirá o casal titular e o suplente que representarão os alunos no triênio 2026–2028. A posse dos eleitos acontecerá em janeiro, junto com a nova diretoria da entidade.

A eleição segue um processo democrático completo, com campanha eleitoral, divulgação das candidaturas e propostas, voto secreto, fiscais de sala, apuração dos votos e comemoração do resultado. Mais do que um exercício de cidadania, o momento é carregado de emoção e simbolismo, pois os autodefensores eleitos terão a missão de representar e defender os interesses dos colegas da APAE, sugerindo melhorias, participando de decisões e sendo a voz ativa dos alunos diante da diretoria e da comunidade escolar.

Segundo o Assistente Social e coordenador da autodefensoria da APAE de Cocal do Sul, Reginaldo Laurindo, o processo é uma forma prática e significativa de promover o protagonismo das pessoas com deficiência. “A eleição dos autodefensores é uma oportunidade de dar voz aos nossos alunos e mostrar que eles têm opinião, ideias e muito a contribuir. Os autodefensores locais representam os interesses dos alunos dentro da própria instituição, apontando o que percebem como necessidades para melhorar a vida e o atendimento das pessoas com deficiência”, destaca.

A diretora da APAE de Cocal do Sul, Morgana Moro Kieslark, reforça a importância do papel dos autodefensores e o quanto suas reivindicações são levadas a sério pela gestão. “Os pedidos e as reivindicações deles chegam até a minha mesa. O papel dos autodefensores é muito bem cumprido, pois eles trazem a voz dos alunos para nós, para que possamos repassar ao presidente e à diretoria as necessidades apontadas. É um trabalho que fortalece o diálogo e aproxima ainda mais a equipe da realidade vivida pelos nossos atendidos”, enfatiza Morgana.

Os autodefensores são representantes escolhidos entre os próprios alunos para expressar seus desejos, ideias e necessidades. Eles são porta-vozes das pessoas com deficiência nas APAEs e na sociedade. Representam o empoderamento, a autonomia e a participação social, reforçando o compromisso do movimento apaeano com o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Conheça os candidatos e suas propostas:

Candidatos a Autodefensores Locais

Carlos Alexandre Michilin apresentou uma lista de ideias voltadas ao bem-estar e à estrutura da escola, como a instalação de bebedouros para as salas de Fisioterapia e Equoterapia, lona nova para o JUMP, criação de uma sala de TV para momentos de descanso e ar-condicionado em todas as salas. Também sugeriu uma sala para os professores permanecerem em hora-atividade, aquisição de materiais didáticos para o AEE, compra de um micro-ônibus novo, sala de descanso para os alunos do período integral, uniformes para os jogos e para o coral, melhorias nas salas de aula com mobílias novas, colchonetes para atividades esportivas, uma sala específica para o coral e outra para guardar o material de Educação Física, além da colocação de portas nas cabines dos banheiros e novos bebedouros com água gelada.

João Carlos Mouro Nagel destacou a importância de melhorias na estrutura e acessibilidade, como o conserto das goteiras da escada, cobertura da rampa de acesso para o piso inferior, proteção nas entradas das salas para os dias de chuva, ônibus com assento para todos os alunos e instalação de ar-condicionado no refeitório.

Ana Clara Mendonça Moretti propôs arrumar os assentos e portas dos banheiros, especialmente do ginásio, criar uma sala de descanso para os alunos do período integral, colocar piso na sala do PROEP e instalar um bebedouro com água gelada.

Nicoly Lopes Rodrigues sugeriu a aquisição de instrumentos musicais novos, compra de cadeiras de rodas, instalação de ar-condicionado na sala das gêmeas, construção de uma nova rampa de acesso à sala do coral, colocação de pisos nas salas que ainda faltam, concretar a parte onde são dados os banhos nos pets, compra de armários novos e aquisição de novas máquinas de costura.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade