Publicidade

Programa Bombeiro Amigo 60+: idosos são treinados para agir em emergências

Em parceria com a Afasc, Corpo de Bombeiros Militar capacitou 60 participantes para agir com segurança em situações de emergência

Fotos: Divulgação CBMSC
Fotos: Divulgação CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma realizou, nesta terça-feira (28), a formatura do Programa Bombeiro Amigo 60+, em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). A cerimônia, realizada no Centro Multiuso do Parque das Nações Cincinato Naspolini, marcou um momento de emoção e celebração para a comunidade.

Ao todo, 60 idosos da Afasc concluíram o programa, que tem como principal objetivo promover qualidade de vida, bem-estar e integração social, além de capacitar os participantes para agir com segurança e responsabilidade em situações de emergência, tanto em casa quanto na comunidade.

Com 20 horas de atividades teóricas e práticas, incluindo uma visita ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), os formandos conheceram de perto o cotidiano dos bombeiros. A participante Fátima Goreti da Silva, de 60 anos, destacou o quanto a experiência foi enriquecedora. “Eu gostei de tudo: das palestras, das visitas… Os bombeiros sempre foram muito atenciosos e, para mim, que nunca tive essa proximidade com a corporação, foi um curso de grande valia. Vou levar para a vida”, afirmou.

Após reformulação, o programa passou a se chamar “Bombeiro Amigo 60+”, e esta foi a primeira edição nesse formato na área do 4º BBM. “Nesses encontros, os participantes receberam instruções sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, uso correto do extintor, evacuação em emergências e participaram de dinâmicas educativas. Além de aproximar os idosos da nossa instituição, conseguimos deixá-los mais preparados para situações de emergência”, destacou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do batalhão.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, também participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa. “Agora, espero que vocês sejam multiplicadores do que aprenderam aqui. Esses conteúdos são essenciais para a nossa vida. Se conseguirem salvar a vida de uma pessoa, eu sei que esse curso já terá valido a pena”, afirmou.

A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, celebrou o sucesso da parceria. “O projeto ‘Bombeiro Amigo 60+’ representa tudo aquilo em que acreditamos na Afasc: a valorização da vida, o cuidado com as pessoas e a promoção da autonomia e da dignidade em todas as fases da vida. Ver tantas pessoas com mais de 60 anos assumindo o protagonismo, aprendendo, se superando e se preparando para cuidar de si e dos outros é inspirador”, disse.

O evento foi encerrado com momentos de emoção e confraternização, reunindo formandos, familiares e autoridades, e teve direito ao tradicional banho de batismo dos bombeiros.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade