A empresa Araras Química do Brasil, localizada em Cocal do Sul, divulgou nota nesta quinta-feira (16) para esclarecer sua participação na Operação Alquimia, deflagrada nesta manhã para fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro em todo o país.
Segundo a empresa, representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), acompanhados pela Polícia Federal, estiveram na unidade com o objetivo de obter informações sobre uma das matérias-primas da empresa, o metanol. A visita, segundo a empresa, teve caráter meramente informativo e colaborativo, sem gerar autuação ou interromper as atividades da indústria.

A Araras Química reforçou que não mantém qualquer ligação com a produção de bebidas alcoólicas ou outras atividades ilegais e repudia o uso indevido de seus produtos. A companhia atua há quase 20 anos no mercado químico, com cerca de 40 colaboradores diretos e faturamento anual aproximado de R$ 170 milhões.
A operação desta quinta-feira não se restringiu a Santa Catarina. Foram fiscalizadas empresas em diversas cidades do país, incluindo São Paulo, Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araçariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira César, Morro Agudo, Avaré, Palmital, no Paraná (Colombo, Paranaguá e Araucária), Mato Grosso do Sul (Dourados e Campo Grande), Minas Gerais (Caparaó) e Mato Grosso (Várzea Grande).
Confira a nota oficial da Araras Química do Brasil na íntegra:

A Araras Química do Brasil vem a público esclarecer que, na manhã desta quinta-feira, representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), acompanhados pela Polícia Federal, estiveram em sua unidade com o objetivo exclusivo de solicitar informações a respeito de uma de suas matérias-primas, o metanol.
A visita teve caráter meramente informativo e colaborativo, sem qualquer tipo de ocorrência policial, autuação ou interrupção das atividades. A empresa forneceu todas as informações solicitadas de forma transparente, reafirmando seu compromisso com a legalidade e a segurança em todas as etapas de sua operação.
A Araras Química do Brasil atua há quase 20 anos no mercado químico, conta com aproximadamente 40 colaboradores diretos e apresenta um faturamento anual de cerca de R$ 170 milhões. Comercializa, em média, 2 milhões de litros de solventes por mês, sempre em conformidade com as normas técnicas e legais vigentes.
Reforçamos que não temos qualquer envolvimento com a fabricação de bebidas alcoólicas ou outras atividades não autorizadas por lei. A empresa mantém todas as licenças e autorizações ativas junto aos órgãos reguladores, incluindo Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Civil, ANP, ANVISA, entre outros.
A Araras Química do Brasil se solidariza profundamente com todas as vítimas de episódios relacionados ao uso indevido de substâncias químicas e repudia veementemente qualquer utilização ilícita de seus produtos. Seguimos comprometidos com a legalidade, a ética e a segurança, valores que guiam nossa atuação há quase duas décadas.
Cocal do Sul – SC, 16 de outubro de 2025
Araras Química do Brasil Ltda
Diretoria Executiva





