Os prefeitos de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, e de Urussanga, Stela Talamini, reuniram-se nesta terça-feira (30), em Pedras Grandes, para alinhar estratégias de cooperação regional e definir uma agenda comum de desenvolvimento. O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Cláudio Rocha, da Casa Civil, e Luiz Carlos Silvino Costa, assessor especial do governador Jorginho Mello, reforçando a articulação entre municípios e Estado.
Na pauta, estiveram em destaque projetos de infraestrutura, como a melhoria de rodovias estratégicas para a mobilidade e o escoamento da produção, entre elas, a Rodovia dos Imigrantes Italianos e a dos Mineiros. Também foi discutida a criação da Rota Turística das Águas Termais, iniciativa que pretende integrar atrativos regionais e fortalecer o setor turístico. Outro tema central foram as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, previstas para 2027, em Azambuja (Pedras Grandes), e 2028, em Urussanga.
A reunião representou um passo importante na união de esforços entre os dois municípios, que compartilham origens e desafios semelhantes, e abriu caminho para novas agendas conjuntas voltadas ao fortalecimento cultural, social e econômico do Sul catarinense.