O último fim de semana do inverno de 2025 foi marcado por fenômenos climáticos extremos em Santa Catarina. Além do tornado confirmado em Barra Bonita, no Oeste do Estado, moradores de Alfredo Wagner registraram a formação de uma nuvem funil na manhã de domingo (21) e as imagens são impressionantes.
Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, em Alfredo Wagner, por volta das 8h40, o avanço das instabilidades provocou a formação de uma nuvem funil na área rural. O fenômeno foi identificado a partir de imagens e relatos locais, que mostraram a rotação da nuvem.
Contudo, não há indícios de que ela tenha tocado o solo ou causado danos. Nessas condições, a Defesa Civil classifica o registro como nuvem funil, enquanto o tornado é caracterizado justamente pelo contato com o solo e pela capacidade destrutiva.


E foi exatamente um tornado que atingiu a cidade de Barra Bonita, onde a força do vento causou estragos em cerca de 40 imóveis. Em um dos casos mais impressionantes, uma casa de madeira foi arrancada do solo e lançada sobre um automóvel, que passou a sustentar parte da estrutura. O temporal, acompanhado de queda de granizo, ocorreu na noite de sábado (20).
