O padre Guilherme Menegazzi Barbosa, natural de Urussanga, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. A mudança foi anunciada pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, como parte de uma reorganização do clero para atender às necessidades pastorais da Diocese de Criciúma. Padre Guilherme assume a paróquia com a missão de dar continuidade às atividades pastorais e espirituais junto à comunidade local.
A transferência acontece devido à nova missão do padre Eloir Rogério do Nascimento Borges, de 44 anos, que deixa a Paróquia São Paulo Apóstolo para atuar na Arquidiocese de Boston, nos Estados Unidos, vinculado à Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE). Com 17 anos de ordenação, padre Eloir atuará junto a católicos brasileiros, além de colaborar com a evangelização de portugueses, espanhóis e americanos residentes na região. Sua missão terá duração de dois anos e meio.
Padre Eloir, que liderou a paróquia nos últimos cinco anos, afirmou estar entusiasmado com o novo desafio. “Desde os quatro anos de sacerdócio já sentia no meu coração o desejo de realizar uma missão fora do país. Agora, após me colocar à disposição da PBE, surgiu esse chamado”, declarou. A missa de envio de padre Eloir está marcada para o dia 10 de outubro, às 19h30, na Paróquia São Paulo Apóstolo.
Com a posse de padre Guilherme, a comunidade do bairro Michel terá continuidade no trabalho pastoral e na programação religiosa, enquanto o sacerdote inicia uma etapa internacional de seu ministério.
Ordenação do Padre Guilherme
O padre Guilherme Menegazzi Barbosa foi ordenado há apenas dois meses, em cerimônia realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Urussanga. A celebração contou com a presença de centenas de fiéis, familiares, amigos e do bispo diocesano Dom Jacinto Flach, marcando a primeira ordenação sacerdotal de um urussanguense em 23 anos.